Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros da arquitetura escolar como ferramenta de apoio ao processo de projeto

Processo: 13/00993-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski
Beneficiário:Marcella Savioli Deliberador
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Projeto de arquitetura   Escolas (arquitetura)   Educação   Processo de projeto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Escolar | ferramenta de apoio ao processo de projeto | Parâmetros de Projeto | Processo de projeto | Programa Arquitetônico | Metodologia de projeto arquitetônico

Resumo

A discussão da melhoria da educação deve abranger todos os agentes, incluindo as questões de ordem espacial, dada sua influência na capacidade de aprendizado dos alunos. A partir da caracterização dos processos de projeto para a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), delinearam-se algumas possibilidades de melhoria, destacando a necessidade da criação de ferramentas de apoio ao processo de projeto. Muitas são as etapas onde essa intervenção se mostra importante, destacando-se a fase do programa arquitetônico. A complexidade do projeto escolar esbarra no dinamismo da educação e em seus métodos pedagógicos, que demandam constante atualização dos programas arquitetônicos para abrigarem adequadamente as atividades de ensino propostas. Desse modo, a principal responsabilidade do programa é a articulação dos valores aos quais o arquiteto deverá responder no seu projeto, destacando-se a importância do processo participativo já nessa primeira etapa. A partir dessas premissas, esse projeto de pesquisa pretende o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio ao programa arquitetônico, baseada em parâmetros de projeto específicos da realidade brasileira. Pretende-se uma ferramenta desenvolvida no formato de um jogo, pois a literatura indicou que os jogos exploratórios de projeto podem engajar e divertir as pessoas, estimulando-as a participar do desenvolvimento dos projetos e criando uma atmosfera produtiva no campo da criatividade. O objetivo é oferecer suportes ao processo de projeto de escolas públicas, visando melhoria do ambiente construído no estado de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KOWALTOWSKI, DORIS C. C. K.; GOMES DA SILVA, VANESSA; DE O. NEVES, LETICIA; DELIBERADOR, MARCELLA S.; ZARA, OLIVIA O. DE C.; COLLETO, GISELI M.; VICTORIO, EVANDRA RAMOS. Action research and architectural sustainable design education: a case study in Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY AND DESIGN EDUCATION, v. 30, n. 4, p. 815-836, . (13/00993-0)
PAULA ROBERTA PIZARRO PEREIRA; DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI; MARCELLA SAVIOLI DELIBERADOR. Método de análise para o projeto de edifícios escolares. Ambient. constr., v. 18, n. 3, p. 375-390, . (13/00993-0)
MARCELLA SAVIOLI DELIBERADOR; DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI. Importância dos agentes para a arquitetura escolar: aplicação de jogo de apoio ao processo participativo. Ambient. constr., v. 18, n. 2, p. 273-288, . (13/00993-0, 17/05699-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DELIBERADOR, Marcella Savioli. Parâmetros da arquitetura escolar e o jogo de cartas como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do programa arquitetônico. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo Campinas, SP.