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Identificação e intervenção precoce do transtorno do desenvolvimento da coordenação em escolares em início de escolarização

Processo: 12/25356-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Simone Aparecida Capellini
Beneficiário:Paola Matiko Martins Okuda
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos das habilidades motoras   Estudos de intervenção   Avaliação de programas de saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Estudo de Interveção | transtorno do desenvolvimento da coordenação | Linguagem Escrita

Resumo

Este projeto de pesquisa será desenvolvido em dois estudos: o Estudo 1 visa identificar alterações motoras em escolares em fase inicial de escolarização. Participarão deste estudo 100 escolares de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 anos a 7 anos e 11 meses de idade, que serão submetidos ao Movement Assessment Battery for Children. Os pais e professores destes escolares serão submetidos à aplicação do Developmental Coordination Disorder Questionnaire, versão em português, para a identificação das alterações motoras. Resultados: Os resultados serão analisados estatisticamente. O Estudo 2 visa (1) elaborar um programa de intervenção motora, (2) verificar a eficácia do programa de intervenção motora e (3) verificar a prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação na população estudada. Participarão deste estudo apenas os escolares que apresentarem alterações motoras na bateria de avaliações utilizadas no estudo 1. Esses escolares serão submetidos à um programa de intervenção motora com terapeuta ocupacional, com duração de sete semanas. Após a intervenção os escolares serão novamente submetidos aos procedimentos do Estudo 1 para verificar a eficácia do programa elaborado e a prevalência do transtorno do desenvolvimento da coordenação nos escolares que não apresentaram resposta à intervenção. Os resultados do estudo 2 serão analisados estatisticamente. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OKUDA, Paola Matiko Martins. Intervenção e identificação precoce do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em escolares no início da alfabetização. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.