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O desenvolvimento da compreensão da mentira Pró-social em crianças brasileiras

Processo: 13/08891-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Camila Domeniconi
Beneficiário:Daiane Araujo de Arruda
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura (sociologia)   Cognição social   Mentira
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cognição Social | cultura | Mentira pró-social | Desenvolvimento sociocognitivo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal investigar o desenvolvimento da compreensão da mentira pró-social em uma amostra de crianças brasileiras de 7, 9 e 11 anos de idade. Os participantes serão avaliados em uma tarefa criada por Genyue Fu e colaboradores, traduzida para o Português e adaptada para o contexto brasileiro. A tarefa consiste na apresentação de quatro diferentes histórias que envolvem diferentes dilemas. Os quatro dilemas exigem que ela decida se deve (ou não deve): (1) mentir para ajudar um indivíduo e prejudicar o coletivo; (2) mentir para ajudar o coletivo e prejudicar um indivíduo; (3) dizer a verdade para ajudar um indivíduo e prejudicar o coletivo; e (4) dizer a verdade para ajudar o coletivo e prejudicar um indivíduo. Ao final da apresentação de cada história, o pesquisador pergunta à criança como ela se comportaria se fosse o personagem principal. Como o Brasil é considerado um país de cultura individualista, espera-se que as crianças brasileiras prefiram as escolhas que as beneficiam diretamente ou as que favorecem seus amigos em detrimento dos interesses do grupo social. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAIANE ARAUJO DE ARRUDA; DEBORA HOLLANDA SOUZA. Por quem vale a pena Mentir? A mentira Pró-Social em crianças escolares. Paidéia, v. 30, . (08/57705-8, 14/50909-8, 13/08891-1)