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Interação comunicativa entre crianças e adolescentes com deficiência auditiva que utilizam comunicação oral e seus pais

Processo: 13/11801-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Maria Carrit Delgado-Pinheiro
Beneficiário:Laura Mochiatti Guijo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia educacional   Comunicação   Deficiência auditiva   Perda auditiva neurossensorial   Implante da cóclea   Família   Crianças e adolescentes   Aparelho de amplificação sonora individual   Avaliação fonoaudiológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deficiência auditiva | familia | implante coclear | Audiologia educacional

Resumo

O envolvimento familiar é um dos aspectos fundamentais na intervenção fonoaudiológica com as crianças e os adolescentes deficientes auditivos, pois o sucesso da (re)habilitação depende da permeabilidade e credibilidade da família na proposta terapêutica, proporcionando a criança deficiente auditiva o desenvolvimento das habilidades auditivas e aprendizado da linguagem falada. Este estudo tem como objetivo analisar a interação comunicativa entre pais e crianças ou adolescentes com deficiência auditiva que utilizam comunicação oral por meio da avaliação de filmagens. Participarão deste estudo pais ou responsáveis de 20 crianças e adolescentes com deficiência auditiva neurossensorial pré-lingual, que utilizam o Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear (IC) e frequentam ou já frequentaram um programa de intervenção fonoaudiológica com abordagem aurioral. Será utilizado o procedimento de Checklist, que apresenta 22 comportamentos que analisam a interação quanto à estimulação da audição e linguagem. Os referidos comportamentos deverão ser pontuados a partir de uma escala Lickert e classificados como "raramente", "ocorre" e "frequentemente". A interação entre crianças e adolescentes com deficiência auditiva e seus respectivos pais ou responsáveis será filmada para posterior análise de três juízes com experiência na área de audiologia educacional. Os resultados desse estudo poderão fomentar discussões sobre estratégias que viabilizem as orientações e participação familiar.

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