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Identificação de sinais iniciais de Transtornos do Espectro de Autismo com Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI)

Processo: 13/17343-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Convênio/Acordo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Rogerio Lerner
Beneficiário:Beatriz Francisco Barbosa
Instituição-sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/51013-0 - Detecção precoce de riscos para transtornos do espectro de autismo com indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil e intervenção precoce: capacitação de enfermeiros para o trabalho em unidades básicas de saúde , AP.R
Assunto(s):Transtorno autístico   Desenvolvimento infantil   Psicologia do desenvolvimento   Indicador de risco

Resumo

O IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil) é um instrumento desenvolvido e validado entre 1999 e 2008 como um projeto temático da FAPESP (no. 03/09687-7), para a identificação de sinais iniciais de risco para o desenvolvimento do bebê entre 0 e 18 meses. Considerando-se o maior risco de irmãos de crianças com TEA a apresentarem problemas de desenvolvimento, o presente projeto busca identificar entre irmãos de crianças com Transtorno do espectro do autismo (TEA), a ocorrência de sinais de riscos para o seu desenvolvimento, por meio da aplicação do IRDI. Serão recrutados irmãos de diversas instituições que atendem crianças com TEA, em dois municípios do estado de São Paulo: município de São Paulo e de Ribeirão Preto. (AU)

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