Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuição do retro-espalhamento, tamanho celular dominante e composição de pigmentos do fitoplâncton sobre a determinação da reflectância da água do mar

Processo: 13/16957-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Aurea Maria Ciotti
Beneficiário:Amabile Ferreira
Instituição-sede: Centro de Biologia Marinha (CEBIMAR). Universidade de São Paulo (USP). São Sebastião , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/01601-6 - Variações no efeito pacote do espectro de absorção de luz do fitoplâncton e no coeficiente de retro-espalhamento ao redor da Península Antártica, BE.EP.PD
Assunto(s):Fitoplâncton   Espalhamento de radiação

Resumo

O acesso às variações espaciais e temporais dos grupos do fitoplâncton é uma ferramenta essencial para o entendimento dos ciclos biogeoquímicos nos oceanos. Embora diversas abordagens empíricas serem atualmente propostas para a obtenção de informações sobre a comunidade do fitoplâncton através de satélite, a forma como alterações nas propriedades ópticas do fitoplâncton (absorção e retro-espalhamento da luz) determina a reflectância do mar não se encontra inteiramente compreendida. Especificamente, permanece difícil explicitar a influência da composição de pigmentos sobre os espectros de absorção do fitoplâncton e por fim sobre a reflectância. Ainda, não se encontra bem estabelecido o papel do fitoplâncton sobre a magnitude e o comportamento espectral do retro-espalhamento nem sua contribuição relativa em relação as demais partículas. A presente proposta de pós-doutorado propõe a investigação desses aspectos através de dados bio-ópticos obtidos na região da Antártica, onde extremas concentrações intracelulares de pigmentos do fitoplâncton e baixos coeficientes de retro-espalhamento em relação as demais regiões do globo ocorrem.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, AMABILE; CIOTTI, AUREA M.; GARCIA, CARLOS A. E. Bio-optical characterization of the northern Antarctic Peninsula waters: Absorption budget and insights on particulate backscattering. DEEP-SEA RESEARCH PART II-TOPICAL STUDIES IN OCEANOGRAPHY, v. 149, n. SI, p. 138-149, MAR 2018. Citações Web of Science: 2.
FERREIRA, AMABILE; CIOTTI, AUREA M.; MENDES, CARLOS RAFAEL B.; UITZ, JULIA; BRICAUD, ANNICK. Phytoplankton light absorption and the package effect in relation to photosynthetic and photoprotective pigments in the northern tip of Antarctic Peninsula. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-OCEANS, v. 122, n. 9, p. 7344-7363, SEP 2017. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.