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Avaliação de sintomas cognitivos e comportamentais como manifestações de ansiedade em pacientes com o Transtorno do Espectro Autista

Processo: 13/25374-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 18 de março de 2014
Data de Término da vigência: 17 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Dora Selma Fix Ventura
Beneficiário:Carolina Souza e Silva
Supervisor: Louise Gallagher
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Trinity College Dublin, Irlanda  
Vinculado à bolsa:13/13127-9 - Avaliação neuropsicológica do tempo de reação de pacientes com Síndrome de Asperger e de pacientes com autismo de alto funcionamento, BP.IC
Assunto(s):Neuropsicologia   Comportamento e mecanismos comportamentais   Ansiedade   Transtorno autístico   Cognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | autismo | cognição | comportamento | Neuropsicologia | Neuropsicologia

Resumo

O presente estudo pretende avaliar diversas manifestações de ansiedade em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, tais como medidas fisiológicas e biológicas, sintomas cognitivos e comportamentais e padrões de sono e atividade. Quatro grupos serão testados: dois grupos experimentais de crianças com TEA com e sem ansiedade e dois grupos controle de crianças com desenvolvimento típico com e sem ansiedade. Haverá três fases: a primeira pretende estabelecer a relevância dos parâmetros fisiológicos (FC, GSR, respiração, voz) e medidas biológicas (cortisol, amilase) de ansiedade em crianças com ASD e crianças com desenvolvimento típico, a segunda pretende determinar a associação entre as medidas fisiológicas e biológicas relevantes com sintomas comportamentais e cognitivos da ansiedade em crianças com ASD, e a terceira vai estabelecer a associação entre as medidas biológicas e comportamentais de ansiedade com medidas comportamentais (actigraphy) e biológicas (melatonina) de sono e atividade. Estatísticas quantitativas, análise de regressão múltipla e análise de sinais multimodal serão usadas. Este é um estudo em curso. O estágio consistirá no engajamento da aluna no estudo durante quatro meses, trabalhando no recrutamento de participantes e na análise dos dados coletados até então, com foco nos sintomas cognitivos e comportamentais. (AU)

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