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Adaptação para o português do teste de habilidades pragmáticas de Shulman

Processo: 13/18550-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Ana Carolina Carvalho Do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem infantil   Transtorno autístico   Pragmática   Habilidades para leitura   Adaptação literária   Diagnóstico clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento tipico | Linguagem | pragmática | Teste de habilidades pragmáticas | Teste de Shulman | tradução do teste de Shulman | Autismo

Resumo

A pragmática estuda o funcionamento da linguagem em situações de comunicação. Refere-se ao conjunto de regras que explicam ou regulam o uso intencional da linguagem. A avaliação pragmática das habilidades de comunicação, como parte dos procedimentos de do diagnóstico fonoaudiológico, desenvolveu-se, no Brasil, a partir da publicação do ABFW - Teste de Linguagem Infantil nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Existem poucos estudos sobre pragmática que abordem o desenvolvimento típico de linguagem e estes priorizam a descrição das habilidades de comunicação de crianças em fase de desenvolvimento de linguagem, tornando-se evidente a necessidade de validação de teste internacional para a população brasileira. O Test of Pragmatic Skills (Shulman, 1986) é um teste tradicional que, por sua facilidade de aplicação tem sido usado em diversos estudos. Ele é composto por quatro conjuntos de atividades simples, com material comum, aplicáveis em um curto período de tempo (em torno de 15 minutos) e que conta com dados de normalidade para crianças americanas e gregas e está sendo aplicado em alguns países do oriente. A possibilidade de ampliar os recursos para o diagnóstico fonoaudiológico com o uso de instrumentos que podem ser compartilhados internacionalmente representa contribuição significativa para a ciência e relevante para a prática clínica (Shulman, 1986). Sendo assim, o objetivo deste estudo é aplicar a versão traduzida do TOPS-R, autorizada pelo autor.

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