Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e validação de métodos simples, rápidos e não destrutivos de RMN em média e baixa resolução para a caracterização e controle de qualidade de combustíveis derivados do petróleo e biocombustíveis.

Processo: 13/25802-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 05 de outubro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Luiz Alberto Colnago
Beneficiário:Mario Henrique Montazzolli Killner
Instituição-sede: Embrapa Instrumentação Agropecuária. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Combustíveis   Ressonância magnética nuclear

Resumo

O contínuo crescimento da demanda mundial por combustíveis juntamente com a aprovação de regulamentações mais restritivas referentes à qualidade dos combustíveis visando minimizar os impactos ambientais causados pela queima de combustíveis fósseis corroboram com a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias analíticas aplicáveis aos combustíveis derivados do petróleo bem como para a nova matriz energética dos biocombustíveis que está em franca expansão no Brasil.O setor de comercialização e fiscalização dos derivados de petróleo carece de técnicas analíticas rápidas e que possibilitem a sua aplicação in situ visando garantir a qualidade destes produtos ao consumidor final. Além disso, monitorar a qualidade de combustíveis reduz os impactos ambientais causados pela queima de combustíveis fósseis e minimiza atividades fraudulentas que lesam consumidores e os cofres públicos. A importância do setor de produção e comercialização de petróleo e seus derivados tem impulsionado o setor científico e tecnológico em diversos países, dada a importância econômica do setor, que em 2012 apresentou um consumo mundial médio diário de 88,8 milhões de barris de petróleo. Quando comparado aos países desenvolvidos, os investimentos neste setor no Brasil são ainda bastante tímidos. Este cenário precisa ser alterado, principalmente com o desenvolvimento de novas técnicas que possam agregar informações químicas de forma rápida, com custo relativamente baixo, visando principalmente as suas aplicações on-line na indústria do petróleo e de biocombustíveis.Dessa forma, o presente trabalho propõe a ampliação das aplicações da Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear de Próton (RMN 1H) de baixo campo (média e baixa resolução) na determinação de parâmetros de qualidade de combustíveis derivados do petróleo e biocombustíveis, no sentido de desenvolver novos métodos analíticos para a aplicação direta da RMN 1H de baixo campo no monitoramento on-line de processos industriais e nas medidas de fiscalização em campo. A técnica de RMN 1H de baixo campo atende os principais requisitos das técnicas analíticas modernas, uma vez que é capaz de extrair um número significativo de informações a respeito da amostra em um intervalo curto de tempo com pouco ou nenhum pré-tratamento da amostra.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KILLNER, MARIO HENRIQUE M.; TOSIN, GIANCARLO; CARVALHO, ANDRE S.; BERNARDES, DIEGO FIRME; COLNAGO, LUIZ ALBERTO. Increasing the detection distance of remote NMR using wireless inductive coupling coil. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, OCT 4 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.