Busca avançada
Ano de início
Entree

Conectividade funcional do Default Mode Network em pacientes com sintomas de ansiedade e/ou depressão pós-AVC

Processo: 13/23183-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Li Li Min
Beneficiário:Jéssica Elias Vicentini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Redes neurais em modo padrão   Ressonância magnética funcional em estado de repouso   Imagem por ressonância magnética funcional   Acidente vascular cerebral   Ansiedade

Resumo

Prejuízos emocionais e cognitivos são comuns após um acidente vascular cerebral (AVC), doença que lidera as causas de óbitos no Brasil. Depressão e ansiedade são distúrbios psicológicos com alta incidência após o evento e têm um impacto negativo na reintegração social, qualidade de vida e recuperação do paciente, podendo inclusive exacerbar as incapacidades relacionadas ao AVC. Apesar do interesse crescente no quadro, há estudos divergentes sobre a prevalência de sintomas depressivos e ansiosos com o passar das fases (aguda, subaguda e crônica), além de não haver uma região lesionada específica que justifique o aparecimento desses sintomas. Pode-se sugerir, portanto, que as causas vão além de lesões estruturais, mas que há alterações na conectividade funcional do cérebro. A rede neuronal que mais vem sendo associada ao quadro é a Default Mode Network (DMN). Através de Ressonância Magnética funcional (RMf), em resting state, é possível acessar o funcionamento cerebral de modo não invasivo e ter acesso ao funcionamento desta rede. A recuperação após o AVC parece depender da reorganização desta rede. Além disso, disfunções prévias no DMN parecem estar relacionadas a sintomas depressivos e ansiosos posteriores. Ao nosso conhecimento, ainda não existem estudos que investiguem a conectividade funcional do DMN de pacientes pós-AVC no primeiro mês e no sexto mês, a fim de entender se mudanças nesta rede são capazes de influenciar sintomas depressivos e ansiosos e se a reorganização da rede pode acarretar mudanças nestes sintomas, através de avaliação neuropsicológica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICENTINI, JESSICA ELIAS; WEILER, MARINA; MEIRA ALMEIDA, SARA REGINA; DE CAMPOS, BRUNNO MACHADO; VALLER, LENISE; LI, LI MIN. Depression and anxiety symptoms are associated to disruption of default mode network in subacute ischemic stroke. BRAIN IMAGING AND BEHAVIOR, v. 11, n. 6, p. 1571-1580, DEC 2017. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.