Busca avançada
Ano de início
Entree

Design e Educação, estudo e formulação de métodos didáticos para alunos do ensino regular a partir do método de projeto do Design

Processo: 14/07536-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:André Leme Fleury
Beneficiário:Luana Sousa Farias
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Design   Insight   Material didático   Metodologia de projeto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Design | design thinking | Educação | Design e Educação

Resumo

O presente projeto de pesquisa situa-se no contexto em que Design e Educação encontram-se para a criação de novas práticas didáticas, visando criar um modelo de Educação adequado para a sociedade contemporânea. A partir dessas relações é construída uma proposta de projeto de pesquisa no qual se aplicará conhecimentos do campo do Design, em especial aqueles relacionados à análise e resolução de problemas, no campo da Educação. Para isto, primeiramente, é apresentada a definição de Educação a partir da qual foi estruturada toda a argumentação. A seguir, é apresentado um recorte do quadro atual da Educação no Brasil, assim como modelos já implantados, e bem-sucedidos, que visam transformar a Educação. Defende-se, então, que as principais características destes exemplos possuem paralelos ao pensamento do Design. Desta maneira, defende-se o Design como forma de pensamento e de didática, que pode ser internalizada e aplicada, por qualquer indivíduo, para enfrentar problemas do dia-a-dia. São então apresentados os conceitos do Design Thinking, para fundamentar este pensamento. São expostos também exemplos já em fase de implantação que demonstram formas de realizar esta inserção do Design no currículo escolar do Ensino Fundamental. É proposto um aprofundamento das referências citadas, bem como a realização de um estudo de caso em campo para aplicação dos conceitos do Design Thinking na didática regular. Os resultados esperados são: a reflexão sobre a possível contribuição do Design para a Educação através do Design Thinking; a contribuição no ensino e aprendizado para o professor e os alunos envolvidos no estudo de caso e o incentivo às iniciativas neste campo do Design.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)