Busca avançada
Ano de início
Entree

Enzimas Fibrolíticas na Alimentação de Vacas Leiteiras

Processo: 14/13202-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Francisco Palma Rennó
Beneficiário:Thiago Henrique da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Metabolismo   Enzimas fibrolíticas   Produção e composição do leite   Fermentação ruminal   Digestão   Consumo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo | digestão | enzimas fibrolíticas | fermentação ruminal | metabolismo | produção e composição do leite | Alimentação de vacas leiteiras

Resumo

A preocupação com eficiência produtiva na cadeia do leite é óbvia considerando que os mercados do setor estão cada vez mais competitivos. Os concentrados possuem alto valor de mercado, deste modo, deve-se explorar ao máximo o uso de forragens em dietas de vacas leiteiras com o intuito de diminuir custos com alimentação que estão em torno de 50-60% do custo total do leite produzido. Assim, o uso de forragens de qualidade ou fazendo com que sejam altamente digestíveis no rúmen, por meio de aditivos, podem melhorar o desempenho destes animais proporcionando assim maior lucratividade. Na tentativa de melhorar o perfil fermentativo potencializando a utilização de nutrientes pelo animal, vários aditivos vêm sendo desenvolvidos atualmente, entre os quais se podem citar os promotores de crescimento (antibióticos ionóforos), probióticos e culturas fúngicas. Deste último são purificadas enzimas exógenas, que podem ter diferente atividades, dentre elas a que é exposta aqui, a atividade fibrolítica. Na literatura há estudos mostrando a efetividade do uso de enzimas fibrolíticas exógenas no desempenho de vacas leiteiras, aumentando a produção de leite pela melhora na digestibilidade da fibra, e consequentemente da dieta total. A hipótese científica a ser avaliada neste projeto é que a enzima fibrolítica exógena Fibrozyme® (Alltech Inc., Nicholasville, KY) influencia positivamente o desempenho produtivo, digestão e metabolismo de vacas leiteiras em lactação. O presente estudo será conduzido para avaliar a utilização de doses crescentes de enzima fibrolítica exógena na alimentação de vacas em lactação na tentativa de se fixar uma dose ideal para este tipo de animais. Serão utilizadas 24 vacas da raça holandesa em que serão distribuídas em seis quadrados latinos (QL) 4x4, contemporâneos e balanceados, sendo dois QL compostos por vacas canuladas no rúmen (8 vacas) e 4 QL de vacas não canuladas (16 vacas). O experimento será constituído por quatro períodos, com duração de 21 dias cada um, sendo os 14 primeiros de adaptação às dietas e os demais para avaliar as variáveis mensuradas. As dietas experimentais serão as seguintes: 1) Controle (C), composta por dieta basal sem a inclusão de enzima fibrolítica (Fibrozyme ®); 2) F7,5, com inclusão de 7,5g/vaca/dia de enzima fibrolítica (Fibrozyme ®); 3) F15, com inclusão de 15g/vaca/dia da enzima fibrolítica (Fibrozyme®); 4) F30, com inclusão de 30g/vaca/dia da enzima fibrolítica (Fibrozyme®). Será avaliado seu possível efeito sobre o consumo e digestibilidade aparente total da matéria seca e nutrientes, a fermentação e síntese de proteína microbiana ruminal, produção e composição do leite, perfil metabólico e balanço de nitrogênio.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, T. H.; TAKIYA, C. S.; VENDRAMINI, T. H. A.; FERREIRA DE JESUS, E.; ZANFERARI, F.; RENNO, F. P.. Effects of dietary fibrolytic enzymes on chewing time, ruminal fermentation, and performance of mid-lactating dairy cows. ANIMAL FEED SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 221, p. 9-pg., . (14/13202-3)
SILVA, T. H.; TAKIYA, C. S.; VENDRAMINI, T. H. A.; FERREIRA DE JESUS, E.; ZANFERARI, F.; RENNO, F. P.. Effects of dietary fibrolytic enzymes on chewing time, ruminal fermentation, and performance of mid-lactating dairy cows. ANIMAL FEED SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 221, n. A, p. 35-43, . (14/13202-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Thiago Henrique da. Enzima fibrolítica exógena na alimentação de vacas em lactação. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) Pirassununga.