Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de compostos fenólicos utilizando um biossensor voltamétrico a base de laccase e nanocompósito híbrido e planejamento de experimentos

Processo: 14/13763-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Renata Kelly Mendes Valente
Beneficiário:Beatriz Silva Arruda
Instituição-sede: Faculdade de Química. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroanalítica   Compostos fenólicos   Nanopartículas   Quitosana   Nanocompósitos   Biopolímeros   Bioatividade   Técnicas biossensoriais

Resumo

Com a constante evolução no padrão de vida da sociedade, os avanços no setor industrial podem significar aumento de poluentes em suas águas residuais. Dentre os contaminantes mais importantes neste tipo de efluente, destacam-se alguns compostos fenólicos, que podem ser extremamente tóxicos para animais e plantas. A busca por procedimentos analíticos mais eficientes para o monitoramento de amostras de interesse ambiental tem estimulado a produção de uma grande variedade de trabalhos na área de desenvolvimento de métodos. Desta maneira, os biossensores são considerados poderosas ferramentas analíticas para este fim, pois fazem uso do bioreconhecimento, que resulta em respostas rápidas e sensíveis, combinando a seletividade das reações bioquímicas com a simplicidade operacional. O uso da nanotecnologia associada à construção de biossensores tem se destacado em trabalhos de pesquisa nesta área. As propriedades químicas e físicas associadas às nanopartículas as tornam extremamente adequadas para a arquitetura de novos dispositivos ou mesmo para a melhora de sua resposta, especialmente (bio)sensores baseados em medidas eletroquímicas. Além disso, o uso de biopolímero, como a quitosana, na construção de sensores é uma alternativa para tornar o meio biocompatível permitindo a manutenção da atividade biológica da biomolécula. Assim, este projeto terá como premissa básica a detecção de espécies de interesse ambiental, como os compostos fenólicos, incluindo a possibilidade futura de miniaturização do sistema, utilizando-se nanocompósitos híbridos formados pela associação de nanopartículas e quitosana para imobilização da biomolécula.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA K. MENDES; BEATRIZ S. ARRUDA; ELIZABETH F. DE SOUZA; ALESSANDRA B. NOGUEIRA; OMAR TESCHKE; LUIZ O. BONUGLI; AUGUSTO ETCHEGARAY. Determination of Chlorophenol in Environmental Samples Using a Voltammetric Biosensor Based on Hybrid Nanocomposite. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 7, p. 1212-1219, Jul. 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.