Busca avançada
Ano de início
Entree

Cronobiologia de roedores subterrâneos (Ctenomys aff. knighti), em campo e com simulações computacionais

Processo: 14/09324-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Gisele Akemi Oda
Beneficiário:Milene Gomes Jannetti
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cronobiologia   Ritmos biológicos   Temperatura corporal   Simulação por computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Medição de exposição à luz | tuco-tucos | Cronobiologia

Resumo

Ritmos biológicos diários com períodos de 24h são sincronizados, diariamente, por ciclos ambientais terrestres como os de iluminação e de temperatura. Pouco se sabe sobre a existência de ritmicidade diária e dos mecanismos de sincronização em organismos que vivem em ambientes extremos nos quais, aparentemente, inexiste o dia e a noite, como cavernas, túneis subterrâneos e regiões abissais. Nosso grupo tem realizado estudo cronobiológico em uma espécie de roedor subterrâneo endêmico da América do Sul (Ctenomys aff. knighti) conhecido como tuco-tuco. Eles apresentam ritmos diários de atividade locomotora e de temperatura corporal, sendo esses ritmos sincronizados por ciclos diários de claro/escuro, tanto em campo como em laboratório. Em campo, trabalhos anteriores preliminares, baseados em observação contínua de tuco-tucos mantidos em arenas semi-naturais, revelaram que eles se expõem diariamente à luz, em horários aleatórios do dia. O objetivo deste projeto é realizar a medida automatizada do padrão temporal diário de exposição à luz em tuco-tucos, visando a um acompanhamento sazonal desse padrão. Um novo aparelho de registro e de armazenamento de dados desta exposição à luz será testado, em animal mantido em arena semi-natural. Ele representa o terceiro modelo testado pelo grupo ao longo dos 7 anos deste projeto, mostrando-se muito mais leve, preciso e robusto, sendo promissor para os objetivos deste projeto. Em seguida, parâmetros dos padrões temporais medidos serão incorporados em simulações computacionais para o aperfeiçoamento do modelo de sincronização natural desenvolvido pelo grupo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORES, DANILO E. F. L.; JANNETTI, MILENE G.; VALENTINUZZI, VERONICA S.; ODA, GISELE A.. Entrainment of circadian rhythms to irregular light/dark cycles: a subterranean perspective. SCIENTIFIC REPORTS, v. 6, . (12/15767-2, 13/50482-1, 11/24120-0, 14/20671-0, 14/09324-6)
JANNETTI, MILENE G.; BUCK, C. LOREN; VALENTINUZZI, VERONICA S.; ODA, GISELE A.. Day and night in the subterranean: measuring daily activity patterns of subterranean rodents (Ctenomys aff. knighti) using bio-logging. CONSERVATION PHYSIOLOGY, v. 7, . (16/25058-0, 14/09324-6, 14/20671-0, 17/19680-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.