Busca avançada
Ano de início
Entree

A metilação do DNA em células HeLa após tratamento com ácido valpróico

Processo: 14/23842-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Luiza Silveira Mello
Beneficiário:Giovana Maria Breda Veronezi
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/50015-6 - Estrutura e organização da cromatina com o envelhecimento e o diabetes frente a alterações induzidas em marcadores epigenéticos, AP.TEM
Assunto(s):Cromatina   Metilação de DNA   Células HeLa   Ácido valproico   Citometria de fluxo   Histona desacetilases

Resumo

O Ácido Valproico (VPA) é um inibidor de Deacetilases de Histonas (HDAC) bem conhecido. Recentemente, além de atuar na inibição de HDAC, o VPA está sendo considerado como agente indutor de demetilaçao do DNA em certos tipos celulares. No presente trabalho, o processo de demetilação de DNA induzido por tratamento com VPA será estudado em detalhe em células HeLa, nas quais foi reportada, por nosso grupo, remodelação da cromatina atribuída à inibição de HDAC. Dados prévios obtidos por análise de imagens serão expandidos para que padrões de remodelação cromatínica contribuídos por demetilação do DNA possam ser estabelecidos. Ensaios imunocitoquímicos e citometria de fluxo serão realizados para se quantificar a abundância da metilação de DNA. Além disso, serão obtidos Espectros de Infravermelho por Transformada de Fourier (FT-IR) com microespectroscopia para se detectar alterações espectrais que possam ocorrer por mudanças vibracionais na molécula do DNA por causa da demetilação de citosina. Uma vez que a ação do VPA pode estar associada à presença das enzimas Ten-Eleven Translocation Methylcytosine Dioxygenases (TET), os níveis de expressão gênica e a abundância dessas enzimas, bem como os níveis de DNA hidroximetilado, serão também estudados. Espera-se, com o presente projeto, que se revele um conhecimento mais aprofundado da ação dinâmica do VPA nos mecanismos de metilação/demetilação do DNA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, MARINA AMORIM; BREDA VERONEZI, GIOVANA MARIA; FELISBINO, MARINA BARRETO; VICCARI GATTI, MARIA SILVIA; TAMASHIRO, WIRLA M. S. C.; SILVEIRA MELLO, MARIA LUIZA. Sodium valproate and 5-aza-2 `-deoxycytidine differentially modulate DNA demethylation in G1 phase-arrested and proliferative HeLa cells. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, DEC 3 2019. Citações Web of Science: 0.
VERONEZI, GIOVANA M. B.; FELISBINO, MARINA BARRETO; GATTI, MARIA SILVIA V.; MELLO, MARIA LUIZA S.; VIDAL, BENEDICTO DE CAMPOS. DNA Methylation Changes in Valproic Acid-Treated HeLa Cells as Assessed by Image Analysis, Immunofluorescence and Vibrational Microspectroscopy. PLoS One, v. 12, n. 1 JAN 23 2017. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.