Busca avançada
Ano de início
Entree

Desdobramentos da Sehnsucht romântica nas experiências poéticas de Rilke, Trakl e Celan

Processo: 14/15904-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Márcio Suzuki
Beneficiário:Laura de Borba Moosburger de Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poesia   Romantismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Filosofia | Poesia | Romantismo | século XX | Sehnsucht | filosofia e literatura

Resumo

Definida no romantismo alemão como um "infinito desejo pelo infinito", a Sehnsucht condensa o modo como o homem romântico se relaciona com a finitude, almejando transcendê-la. Com o fim das expectativas românticas, traumaticamente atingidas pelos horrores das duas grandes guerras e pelo confronto do espírito humano com o fim da metafísica e a morte do Deus cristão, sobrevém a necessidade de uma revisão no modo como o homem moderno, que já não pode ser romântico, compreende e se relaciona com sua finitude. Tal revisão seria, antes de tudo, uma reação afetiva: o próprio sentimento de Sehnsucht tem de ser revisto. A questão que nos entretém é, então, em que medida e de que modo esta Sehnsucht é transformada, superada ou dissipada no século XX. Para tanto, seguindo uma linha de reflexão que toma a poesia como um dizer autosuficiente e ponto de partida para a consideração filosófica, analisaremos desdobramentos da Sehnsucht nas poesias de Rilke, Trakl e Celan, enfatizando a singularidade de suas experiências, mas vislumbrando como motivo comum a necessidade de enraizar a Sehnsucht na finitude, tornando-a, talvez, um "infinito desejo pelo finito". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Laura de Borba Moosburger de. Inquietude e Sehnsucht na obra de Georg Trakl. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.