Novos realismos no cinema e na televisão: políticas da representação em narrativas...
Narrativa e guerra: uma análise das coberturas de guerra das imprensas brasileira ...
Processo: | 15/02633-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de maio de 2015 |
Data de Término da vigência: | 01 de setembro de 2016 |
Área de conhecimento: | Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração |
Pesquisador responsável: | Denis Porto Renó |
Beneficiário: | Pepita Martin Ortega |
Instituição Sede: | Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 15/21960-8 - Métodos de escritura do roteiro: do linear ao transmídia, BE.EP.IC |
Assunto(s): | Jornalismo Narrativa transmídia Multimeios Editoração Documentário Análise de filmes |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | audiovisual | Comunicação | Documentário | Jornalismo | Narrativa Transmídia | Documentário/Audiovisual |
Resumo Em um contexto de convergência midiática e imersão digital observa-se cada vez mais o estreitamento de relações entre consumo e produção, evidenciando por sua vez a velocidade das mudanças dentro da área da comunicação. Nesse sentido, surge o conceito de narrativa transmídia, uma modalidade que pretende contar histórias assim como se monta um quebra-cabeça, observando e utilizando linguagens, dispositivos e plataformas mais adequadas para a construção de um trajeto interativo e personalizado pelo usuário. Dentro do gênero documentário, no entanto, não se observa grande presença desta narrativa, apesar de seu potencial e suas possibilidades dentro deste campo e do comunicacional como um todo. Sendo assim, pretende-se investigar as características dos processos de produção e de roteiro de documentários transmídia, evidenciando novas perspectivas e dificuldades, e elencando traços essenciais. Para tanto, será levantado certo referencial teórico, certo exame de demanda, complementados pela análise fílmica de obras selecionadas e pela descrição dos procedimentos que envolvem o desenvolvimento de um documentário transmídia. Por fim, será produzido um documentário transmídia, experimentando os processos descritos e observados nas etapas anteriores, com a proposta de testar a viabilidade do mesmo e sua construção como uma narrativa e ferramenta nativa às novas experiências comunicacionais. Para complementar o desenvolvimento da pesquisa, será proposto oportunamente um estágio de investigação com o professor Lorenzo Vilches, da Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha), diretor do máster en escritura de cine y televisión, quem já está ciente e interessado em participar do estudo. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |