Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da suplementação combinada de compostos bioativos sobre funcionalidade da HDL em pacientes tratados com estatinas

Processo: 15/18859-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 20 de maio de 2016
Vigência (Término): 19 de maio de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Inar Castro Erger
Beneficiário:Bianca Scolaro
Supervisor no Exterior: Edward A. Fisher
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: New York University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/04247-3 - Abordagem combinada de compostos bioativos sobre biomarcadores de risco para aterosclerose, BP.DR
Assunto(s):Compostos bioativos   HDL-Colesterol

Resumo

Aterosclerose é uma doença complexa e multifatorial que consiste na inflamação crônica da parede vascular. Reduzir os níveis de colesterol LDL (LDL-C) é a primeira e principal abordagem clínica para a prevenção de eventos cardiovasculares, o que normalmente é alcançado pelo tratamento com estatinas. Contudo, mesmo pacientes sob tratamento com estatinas apresentam um considerável risco cardiovascular residual. Grande atenção tem sido voltada para o aumento de HDL como uma medida cardioprotetora, embora tenha-se tornado evidente que a quantificação de HDL em soro nem sempre refletem a funcionalidade das partículas de HDL. Uma vez que a perda de função da HDL é atribuída a modificações oxidativas de componentes da partícula de HDL e à composição de lipídeos e suas propriedades, o objetivo da presente proposta é avaliar se uma suplementação bioativa combinada de ácidos graxos omega 3, fitosteróis e polifenóis do chá verde podem alterar a funcionalidade da HDL em pacientes tratados com estatina.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCOLARO, BIANCA; NOGUEIRA, MARINA S.; PAIVA, ALINE; BERTOLAMI, ADRIANA; BARROSO, LUCIA P.; VAISAR, TOMAS; HEFFRON, SEAN P.; FISHER, EDWARD A.; CASTRO, INAR A. Statin dose reduction with complementary diet therapy: A pilot study of personalized medicine. MOLECULAR METABOLISM, v. 11, p. 137-144, MAY 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.