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Perdidos e Malditos: política, produção cinematográfica e memória

Processo: 15/15369-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Eduardo Victorio Morettin
Beneficiário:Daniela Giovana Siqueira
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/14008-4 - As relações entre cinema e história: política, produção cinematográfica e memória, BE.EP.DR
Assunto(s):Crítica cinematográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cineclubismo | Critica Cinematográfica | História do Cinema Brasileiro | Cinema, História e Memória

Resumo

Este projeto de pesquisa se propõe a estudar quatro filmes produzidos por cineastas do Estado de Minas Gerais entre os anos de 1968 e 1972, abordando para isso as relações entre análise fílmica e pesquisa histórica. O objetivo principal é o de perceber o lugar ocupado por esses filmes no debate cultural da época e, sobretudo, como essas obras expõem a subjetividade política de seus diretores conformando, assim, uma cena de dissenso. Para alcançar seu propósito, esta proposta toma por base de análise os filmes A Vida Provisória, de Maurício Gomes Leite (1968); Crioulo Doido, de Carlos Alberto Prates Correia (1970); Perdidos e Malditos, de Geraldo Veloso (1970) e O Homem do Corpo Fechado, de Schubert Magalhães (1972). Os diretores desses filmes têm em comum a formação no cineclubismo do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e o trabalho de crítica cinematográfica em importantes veículos como a Revista de Cinema e a Revista de Crítica Cinematográfica de Belo Horizonte. Igualmente, foram beneficiários do então inédito apoio financeiro do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais para viabilizar parte do custo das obras. Esses elementos econômicos e históricos subsidiam o contexto em que emergiram esses filmes, produtos midiáticos capazes de representar uma trajetória de produção cinematográfica que sobreviveu no tempo e hoje permite ser (re) discutida pelos estudos que se dedicam à historiografia do cinema brasileiro. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Daniela Giovana. Cineastas mineiros em trânsito (1968-1970): política, cultura e memória. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.