Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de 3-tio-1,2,4-triazóis em regime de fluxo contínuo e avaliação da atividade biológica

Processo: 15/18572-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2016
Vigência (Término): 31 de julho de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Júlio Cezar Pastre
Beneficiário:Mariana Celestina Frojuello Costa Bernstorff Damião
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/26378-2 - Desenvolvimento de metodologias e processos de síntese empregando uma nova plataforma tecnológica: a síntese de produtos naturais e derivados com potencial atividade farmacológica assistida por micro e meso reatores contínuos, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):17/02093-7 - Desenvolvimento e síntese de compostos com atividade readthrough, BE.EP.DR
Assunto(s):Fluxo contínuo   Química médica   Síntese orgânica

Resumo

Dentre as tecnologias disponíveis atualmente, a química em fluxo contínuo pode auxiliar a síntese de ativos farmacêuticos pela integração de várias etapas em uma única plataforma, e pelo rápido escalonamento de reações. Em 2017 desenvolvemos uma metodologia para geração rápida de 3-tio-1,2,4-triazóis a partir de hidrazidas e isotiocianatos em fluxo contínuo. O Lesinurad é um inibidor da proteína transportadora de ácido úrico URAT1 e apresenta o núcleo 3-tio-1,2,4-triazol. Neste trabalho, buscamos aplicar a metodologia previamente publicada para desenvolver uma nova rota sintética para geração do fármaco Lesinurad integrando reações em batelada e fluxo contínuo. Além disso, o sistema 3-tio-1,2,4-triazol também foi explorado no desenvolvimento de inibidores de glutaminase. As glutaminases possuem papel essencial na regulação do metabolismo de glutamina em células tumorais. A busca por inibidores alostéricos desta enzima teve início em 2002, e os esforços de vários grupos de pesquisa contribuíram para o grande avanço nesta área. O BPTES é o inibidor mais conhecido, no entanto apresenta problemas de solubilidade e estabilidade metabólica. Neste projeto, buscamos desenvolver e sintetizar uma nova série de 3-tio-1,2,4-triazóis que apresentem propriedades físico-químicas adequadas e capazes de inibir glutaminase.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMIAO, MARIANA C. F. C. B.; GALAVERNA, RENAN; KOZIKOWSKI, ALAN P.; EUBANKS, JAMES; PASTRE, JULIO C. Telescoped continuous flow generation of a library of highly substituted 3-thio-1,2,4-triazoles. REACTION CHEMISTRY & ENGINEERING, v. 2, n. 6, p. 896-907, DEC 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.