Bolsa 15/18715-1 - Adipócitos, Transportador de glucose tipo 4 - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação do fator de transcrição SP1 na regulação da expressão de Slc2a4/GLUT4 mediada pelo estradiol em células adiposas 3T3L1

Processo: 15/18715-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ubiratan Fabres Machado
Beneficiário:João Nilton Barreto Andrade
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/04831-1 - Novos moduladores do controle glicêmico e do desenvolvimento de complicações crônicas no Diabetes mellitus: perspectivas preventivas e terapêuticas, AP.TEM
Assunto(s):Adipócitos   Transportador de glucose tipo 4   Resistência à insulina   Fisiopatologia   Estradiol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adipócitos | estradiol | Glut4 | resistência a insulina | Slc2a4 | Sp1 | Fisiopatologia

Resumo

A resistência à insulina (RI) caracteriza-se por uma redução na capacidade de alguns tecidos responderem adequadamente ao hormônio. Alteração na expressão do transportador de glicose GLUT4 (codificado pelo gene Slc2a4), responsável pela captação de glicose estimulada pela insulina, exerce papel fundamental na RI. O estradiol (E2), via seus receptores ESR1 e ESR2, regula a expressão de genes através da ligação direta ao DNA, ou por interações com fatores de transcrição, dentre eles o SP1 (Specificity Protein 1). Já demonstramos que o E2 regula a expressão do gene Slc2a4; e estudos indicam a presença de quatro sítios de ligação para o SP1 nesse gene. Com isso, a proposta deste estudo será avaliar o papel do SP1 na expressão do Slc2a4/GLUT4 mediada pelo estradiol, em adipócitos da linhagem celular 3T3-L1, buscando entender o papel de cada um dos receptores do estradiol nesta regulação. Para tanto, será realizada a propagação e diferenciação de adipócitos 3T3-L1, para tratamento com E2 e/ou agonistas seletivos dos ESRs. Após 24 horas de tratamento as células serão processadas para análises: Western blotting para quantificação de proteínas do GLUT4 e SP1; PCR em tempo real para avaliação da expressão dos genes Slc2a4 e Sp1; imunoprecipitação para avaliação da interação SP1-ESR1/2. Com o estudo espera-se demonstrar os efeitos do SP1 sobre a modulação da expressão Slc2a4 induzida pelo E2, em adipócitos, contribuindo para o esclarecimento de mecanismos envolvidos na resistência à insulina e, consequentemente, no controle na homeostase da glicose.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO-ANDRADE, JOAO NILTON; DE FATIMA, LUCIANA ALVES; CAMPELLO, RAQUEL SALDANHA; CIPRIANO GUEDES, JOSE AUGUSTO; DE FREITAS, HELAYNE SOARES; UBIRATAN FABRES MACHADO, MARISTELA MITIKO OKAMOTO. Estrogen Receptor 1 (ESR1) Enhances Slc2a4/GLUT4 Expression by a SP1 Cooperative Mechanism. INTERNATIONAL JOURNAL OF MEDICAL SCIENCES, v. 15, n. 12, p. 1320-1328, . (16/15603-0, 15/18715-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, João Nilton Barreto. O SP1 (transcription factor Sp1) participa da regulação transcricional do Slc2a4 mediada pelo receptor  de estrógeno ER-alfa em adipócitos 3T3-L1. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.