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Habilidades auditivas centrais em crianças de 5 a 12 anos e sua relação com a dança

Processo: 15/24033-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Liliane Desgualdo Pereira
Beneficiário:Juliana Corrêa Tognin
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Dança   Percepção auditiva   Crianças   Consentimento esclarecido   Testes auditivos   Estudo observacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:audição | criança | dança | música | percepção auditiva | Testes auditivos | Audiologia

Resumo

Analisando a literatura brasileira, verificamos poucas informações relacionando habilidades auditivas centrais e a prática da dança em crianças. Por meio deste estudo, buscamos verificar um possível efeito do estímulo musical unido à coordenação motora nas habilidades auditivas. Objetivo verificar se ocorre uma melhora nas habilidades de localização sonora, ordenação temporal e resolução temporal em crianças que dançam em relação às de mesma faixa etária que não dançam. Métodos trata-se de um estudo observacional transversal com casuística por conveniência selecionada dentre os indivíduos de uma escola de dança de uma cidade do interior do estado de São Paulo. O estudo será realizado após ser aprovado pelo comitê de ética institucional e após consentimento livre e esclarecido dos participantes segundo as normas legais. Serão avaliadas 40 crianças de 5 a 12 anos, de ambos os sexos, sendo 20 praticantes de dança, subdivididos em 5 grupos por faixa etária: G1: 5 e 6 anos; G2: 7 e 8 anos; G3: 9 e 10 anos; G4: 11 e 12 anos. E 20 não praticantes de dança, também subdivididos em grupos etários: G5: 5 e 6 anos; G6: 7 e 8 anos; G7: 9 e 10 anos; G8: 11 e 12 anos. Para avaliar as habilidades escolhidas será utilizado o teste Gaps- In- Noise. Para participar do estudo os participantes necessitam da presença de limiares audiométricos normais, boa capacidade de reconhecimento de fala e boa capacidade de mobilidade tímpano-ossicular. Não poderão participar do estudo aqueles que evidenciam na anamnese doenças otológicas, neurológicas e cognitivas. Os dados obtidos que caracterizaram as habilidades auditivas serão analisados com a ajuda de um profissional da área da estatística. Os resultados serão analisados através de uma comparação entre as mesmas faixas etárias (G1-G3 e G2-G4), de acordo com o teste Gaps- In- Noise (GIN). Espera-se que os grupos com prática em dança apresentem melhor desempenho nas habilidades auditivas centrais.

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