Busca avançada
Ano de início
Entree

Exigência de isoleucina para frangos de corte

Processo: 15/25489-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Nilva Kazue Sakomura
Beneficiário:Mirella Cunha Melaré
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/25761-4 - Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes, AP.TEM
Assunto(s):Avicultura   Frangos de corte   Composição corporal   Dieta animal   Aminoácidos   Isoleucina

Resumo

O fornecimento de uma dieta com o correto balanceamento de aminoácidos essenciais é fundamental para o atendimento das exigências nutricionais com maior precisão, resultando em maior eficiência de utilização, melhor síntese e deposição proteica e desempenho animal. Além disso, a formulação balanceada de dietas possibilita a redução dos custos e diminuição da poluição ambiental gerada pela avicultura. Desta forma, o objetivo deste estudo é avaliar as respostas das aves a ingestão de dietas com níveis crescentes de isoleucina e assim, estimar as exigências desse aminoácido. O experimento será realizado com frangos de corte em três fases (inicial - 1 a 14 dias de idade, crescimento - 15 a 28 dias e final - 29 a 42 dias de idade), utilizando 1600 aves em cada fase. Cada ensaio será composto por 16 tratamentos arranjados em esquema fatorial 8x2 (oito níveis de isoleucina e dois sexos), com cinco repetições de 20 aves cada. As dietas experimentais serão formuladas pela técnica da diluição. Os tratamentos em estudo incluem: variáveis de desempenho (ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar), as características de carcaça (rendimento de carcaça e cortes), a deposição de nutrientes no corpo e nas penas (proteína e gordura) e a eficiência de utilização de isoleucina. Os dados serão submetidos à análise estatística utilizando o software SAS 9.2. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELARE, MIRELLA CUNHA; SAKOMURA, NILVA KAZUE; REIS, MATHEUS DE PAULA; PERUZZI, NELSON JOSE; GONCALVES, CAMILA ANGELICA. Factorial models to estimate isoleucine requirements for broilers. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION, v. 103, n. 4, p. 1107-1115, . (18/17059-1, 15/25489-8, 13/25761-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELARÉ, Mirella Cunha. Exigência de isoleucina para frangos de corte. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.