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Lexicografia e corpus textual: da etiquetagem dos textos à seleção de contextos de uso com fins lexicográficos

Processo: 15/25226-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Odair Luiz Nadin da Silva
Beneficiário:Fernanda Scheluchuak Dias
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Língua espanhola   Linguística de corpus

Resumo

Propõe-se, na presente pesquisa, finalizar a etiquetagem dos textos de língua espanhola que compõem o banco de dados do Projeto de Pesquisa Lexicografia Pedagógica Bilíngue: elaboração de um protótipo de dicionário português-espanhol para a produção de textos no ensino médio (Processo FAPESP 2013/26809-0) cujo objetivo é a elaboração de um protótipo de dicionário ativo de espanhol para aprendizes brasileiros. O corpus em questão foi coletado a partir de livros didáticos de espanhol e de jornais de diferentes países hispânicos. Após a etiquetagem dos textos, estes serão inseridos no programa Unitex a fim de servir à coleta dos contextos de uma amostra de unidades léxicas da língua espanhola que poderão servir como exemplo na elaboração do protótipo de dicionário supramencionado. Assim, propõe-se etiquetar os textos, inseri-los no programa supramencionado e testar seu funcionamento a partir da seleção e análise de amostras de contextos de uso.