Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos analíticos rápidos para o controle de qualidade de biodiesel

Processo: 16/00138-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2016
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fábio Rodrigo Piovezani Rocha
Beneficiário:Samara Soares
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/23498-9 - Sistemas avançados de análises químicas em fluxo: aplicações nas áreas tecnológica, agronômica e ambiental, AP.TEM
Assunto(s):Biodiesel   Análise em fluxo   Sulfatos

Resumo

Em função do amplo uso de biodiesel como combustível, parâmetros de qualidade restritivos têm sido estabelecidos para garantir o desempenho, evitar danos aos motores e ao ambiente. Estes parâmetros incluem a estabilidade oxidativa, diretamente relacionada ao grau de insaturação dos ésteres de alquila, estimado pelo índice de iodo e o teor de enxofre, predominantemente encontrado na forma de sulfato. Os procedimentos para a determinação destas espécies são, entretanto, demorados e trabalhosos. Neste projeto, propõe-se o desenvolvimento de procedimentos analíticos rápidos para a determinação de índice de iodo e de sulfato. O primeiro será determinado pela adição de uma solução alcoólica de iodo ao biodiesel, visando reação com os compostos insaturados. A fração remanescente será extraída com solução aquosa de iodeto e o triiodeto será quantificado por espectrofotometria nesta fase. Para a determinação de sulfato, será utilizada a extração e precipitação com solução de Ba(II), sendo a medida da fração remanescente por espectrometria de absorção atômica com chama utilizada para a quantificação indireta do ânion. Estas propostas serão avaliadas em duas modalidades: (i) procedimentos em frasco único, visando simplificar a determinação dos parâmetros e (ii) procedimentos em fluxo, utilizando o processo lab-in-syringe, para a mecanização dos procedimentos e exploração de processos de extração/reação incompletos. As características analíticas de ambas as modalidades serão criticamente comparadas e os resultados da determinação dos parâmetros em biodiesel serão comparados com os obtidos por procedimentos de referência para a avaliação de exatidão.

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, SAMARA; ROCHA, FABIO R. P. Fast Spectrophotometric Determination of Iodine Value in Biodiesel and Vegetable Oils. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 29, n. 8, p. 1701-1706, AUG 2018. Citações Web of Science: 1.
SAMARA SOARES; FÁBIO R. P. ROCHA. Fast Spectrophotometric Determination of Iodine Value in Biodiesel and Vegetable Oils. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 29, n. 8, p. -, Ago. 2018.
SOARES, SAMARA; MELCHERT, WANESSA R.; ROCHA, FABIO R. P. A flow-based procedure exploiting the lab-in-syringe approach for the determination of ester content in biodiesel and diesel/biodiesel blends. Talanta, v. 174, p. 556-561, NOV 1 2017. Citações Web of Science: 8.
SOARES, SAMARA; LIMA, MANOEL J. A.; ROCHA, FABIO R. P. A spot test for iodine value determination in biodiesel based on digital images exploiting a smartphone. Microchemical Journal, v. 133, p. 195-199, JUL 2017. Citações Web of Science: 12.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOARES, Samara. Desenvolvimento de procedimentos analíticos rápidos para o controle de qualidade de biodiesel. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.