Adorno/Bartók: Analise e Material musical em Theodor W. Adorno
Intermidialidade: os meios de produção artística em Samuel Beckett e na Teoria Crí...
A arte de educar e a estética na educação: considerações a partir de Theodor W. Ad...
Processo: | 16/00472-8 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de abril de 2016 |
Data de Término da vigência: | 31 de maio de 2021 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia |
Pesquisador responsável: | Marcos Severino Nobre |
Beneficiário: | Raquel Patriota da Silva |
Instituição Sede: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 18/01504-6 - Modernismo e Arte Moderna na obra tardia de Adorno, BE.EP.DR |
Assunto(s): | Modernidade Teoria crítica Estética (filosofia) Modernismo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Adorno | estética | Experiência | modernidade | Modernismo | Teoria Crítica | Estética |
Resumo Nosso estudo pretende mapear transformações na noção de "arte moderna" ao longo dos escritos estéticos de Theodor W. Adorno. Nossa hipótese é a de que houve uma mudança de orientação por parte do filósofo quanto à concepção de modernismo artístico: nos textos de um primeiro período - consideraremos aqueles elaborados entre a década de 1930 e o início da década de 1950 - o filósofo defende como moderna a arte "mais avançada" no que diz respeito ao domínio técnico dos materiais, capaz de expressar através de sua estrutura formal contradições sociais; já a partir da metade dos anos 50 - adotamos o texto "O envelhecimento da nova Música" como marco inicial do período - Adorno teria observado que seus pressupostos teóricos entraram em descompasso com as tendências artísticas mais recentes, principalmente em virtude da expansão dos meios artísticos e do experimentalismo ligado às vanguardas. Na primeira ideia de modernismo artístico, o paradigma seria o dodecafonismo de Schoenberg e os escritos de Kafka. No segundo modelo, Adorno reconhece o "envelhecimento" da nova música e analisa as consequências do serialismo integral desenvolvido pela Escola de Darmstadt a partir dos anos 50, além de mensurar o desdobramento de uma crise no próprio sentido de arte, expressa pela obra literária de Samuel Beckett. O estudo dessas mudanças no pensamento do filósofo deve contribuir com a elucidação das configurações históricas que moldaram sua estética. (AU) | |
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