Busca avançada
Ano de início
Entree

Corte de peças irregulares: métodos e aplicações

Processo: 15/24987-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2016
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Franklina Maria Bragion de Toledo
Beneficiário:Luiz Henrique Cherri
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Assunto(s):Modelos matemáticos

Resumo

Os problemas de corte de peças irregulares são estudados há décadas e são uma grande ferramenta na melhora do processo de produção de muitas indústrias. Estes problemas consistem em cortar peças irregulares a partir de placas maiores com dimensões pré-definidas. Apesar de diversas variantes do problema serem abordadas na literatura, algumas ainda são pouco exploradas. Uma destas variantes emerge, por exemplo, em indústrias de confecção de vestuário que visam cortar uma determinada quantidade de peças utilizando a menor quantidade de tecido possível. Várias camadas do tecido podem ser cortadas simultaneamente intensificando a importância da redução do desperdício de tecido utilizado para o corte. Outro problema pouco explorado é o problema de empacotamento de peças em faixa em que as peças podem ser linearmente rotacionadas. Alguns métodos de solução para estes problemas foram propostos na literatura, porém, demandam estruturas geométricas complexas e de difícil obtenção. Neste projeto de pós-doutorado, pretendemos estudar os problemas de corte presentes na indústria de confecção de vestuário e problemas nos quais as peças podem ser rotacionadas linearmente. Métodos de solução que utilizam estruturas geométricas mais simples de serem obtidas que as utilizadas nos trabalhos da literatura serão investigados. Estudamos a possibilidade de aplicar os métodos desenvolvidos a uma indústria do interior de São Paulo, que nos últimos meses foi contactada pelo nosso grupo de pesquisa. A possibilidade de estabelecer uma parceria entre a indústria e a academia parece promissora. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHERRI, LUIZ H.; CHERRI, ADRIANA C.; SOLER, EDILAINE M. Mixed integer quadratically-constrained programming model to solve the irregular strip packing problem with continuous rotations. Journal of Global Optimization, v. 72, n. 1, SI, p. 89-107, SEP 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.