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Extração de palavras e mapeamento com estímulos visuais ao longo de tentativas ambíguas sequenciais e simultâneas

Processo: 15/26389-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Rodrigo Dal Ben de Souza
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/04226-7 - Segmentação de fala e aprendizagem de palavras entre tentativas em paralelo, BE.EP.DR
Assunto(s):Desenvolvimento   Aquisição da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem de palavras | Aprendizagem Estatística | Aquisição de linguagem | desenvolvimento | Aprendizagem de Linguagem

Resumo

Há duas tarefas principais para um indivíduo que aprende uma língua oral: extrair palavras da fala contínua (segmentação de fala) e atribuir significado ou mapeá-las a seus referentes. Uma fonte de informação importante para esse aprendiz são as regularidades presentes nessa língua oral, mais especificamente, sua prosódia, organização fonotática, probabilidade transicional. Por exemplo, há evidências de que a maior ou menor probabilidade de uma sílaba ser seguida por outra sílaba (probabilidade transicional) pode informar sobre os limites de uma palavra em uma fala contínua (quando ela começa e quando termina). Os processos de extração de palavras e mapeamento das mesmas aos seus referentes (e.g., estímulos visuais) podem, no entanto, ocorrer sequencialmente ou simultaneamente, por meio de tarefas de emparelhamento entre estímulos. Pesquisas recentes têm demonstrado o papel da coocorrência de estímulos auditivos e visuais no estabelecimento de relações entre tais estímulos, ao longo de tentativas ambíguas. Cada tentativa envolve a apresentação de duas ou mais palavras faladas e duas ou mais figuras. No entanto, há um número ainda muito restrito de estudos investigando esses dois processos conjuntamente: os processos de extração de palavras com base na probabilidade transicional e o estabelecimento de relações entre essas palavras e estímulos visuais com base em suas coocorrências ao longo de tentativas ambíguas. Seguindo essa direção, a presente investigação pretende responder duas perguntas: (1) palavras extraídas de uma fala contínua são preferidas no estabelecimento de relações com estímulos visuais ao longo de tentativas ambíguas?; (2) palavras podem ser extraídas de falas contínuas e relacionadas com estímulos visuais simultaneamente ao longo de tentativas ambíguas? Dois experimentos serão realizados. No primeiro, participarão 50 adultos universitários que ouvirão uma fala contínua inventada, cuja única regularidade será a probabilidade transicional entre as sílabas que compõem suas palavras. Em seguida, eles serão expostos a tentativas ambíguas durante as quais duas palavras ou parte-palavras, presentes na fala contínua, coocorrerão com duas figuras abstratas. Por fim, as relações entre as palavras ou parte-palavras e figuras serão testadas. No segundo experimento, participarão outros 50 adultos universitários. Eles ouvirão uma fala contínua inventada ao mesmo tempo em que serão expostos a uma sequência de figuras abstratas. Duas figuras serão apresentadas e ficarão disponíveis com a mesma duração de duas palavras da fala contínua, formando tentativas ambíguas. Em sequência, um teste de extração de palavras será realizado, e, por fim, as relações entre palavras e figuras serão testadas. A presente investigação, ao combinar a probabilidade transicional e a coocorrência de estímulos ao longo de tentativas ambíguas, pretende contribuir para o avanço do conhecimento atual sobre os papéis de tais regularidades no aprendizado de uma língua. Ao mesmo tempo, a proposta inaugura essa linha de investigação em âmbito nacional, podendo complementar investigações voltadas para outros aspectos do desenvolvimento da linguagem.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAL BEN, RODRIGO; SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA; HAY, JESSICA F.. Combining statistics: the role of phonotactics on cross-situational word learning. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 35, n. 1, p. 8-pg., . (15/26389-7, 18/04226-7, 08/57705-8, 14/50909-8)
RODRIGO DAL BEN; DÉBORA DE HOLLANDA SOUZA; JESSICA F. HAY. Combining statistics: the role of phonotactics on cross-situational word learning. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 35, . (18/04226-7, 08/57705-8, 14/50909-8, 15/26389-7)