Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema RANKL e a ativação metabólica de macrófagos na inflamação do tecido adiposo

Processo: 16/22009-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Mariana Kiomy Osako
Beneficiário:Rodrigo Jair Morandi Metzner
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/11092-6 - Sistema RANKL na regulação de macrófagos presentes na inflamação do tecido adiposo, AP.JP
Assunto(s):Tecido adiposo   Receptor ativador de fator nuclear kappa-B   Macrófagos   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Macrófagos | obesidade | Rankl | Tecido adiposo | Imunometabolismo

Resumo

Na obesidade, adipócitos hipertrofiados liberam ácidos graxos livres que levam ao recrutamento de macrófagos e a sua polarização para um perfil pró-inflamatório. Estudos têm evidenciado que esse não é um perfil clássico, M1, mas sim o perfil Metabolicamente Ativado (MMe), que produz citocinas características do fenótipo M1, mas expressa marcadores do perfil anti-inflamatório, ou M2, e pode variar o fenótipo de acordo com as condições do tecido. Atualmente, esta plasticidade de modificação do macrófago e o entendimento dos mecanismos moleculares que regulam a polarização são foco de estudo e alvos de novas alternativas no tratamento da obesidade e doenças metabólicas. Estudos recentes do nosso grupo e de outros têm mostrado um papel anti-inflamatório da proteína RANKL (Receptor activator of NFkB ligand) no contexto da isquemia cerebral e sepse, e nossos estudos preliminares indicam um papel de RANKL no aumento de expressão de PPAR³ em macrófagos e no escurecimento (ou browning) do tecido adiposo. Assim, o objetivo do atual projeto de Iniciação Científica é investigar a ação de RANKL na ativação metabólica de macrófagos e elucidar o papel RANK/RANKL/OPG na inflamação do tecido adiposo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTA, RYERSON FONSECA; DE ARAUJO, PAULO HENRIQUE CAVALCANTI; CEZINE, MARIA EDUARDA RAMOS; MATSUO, FLAVIA SAYURI; METZNER, RODRIGO JAIR MORANDI; DE BIAGI JUNIOR, CARLOS ALBERTO OLIVEIRA; PERONNI, KAMILA CHAGAS; HAYASHI, HIROKI; SHIMAMURA, MUNEHISA; NAKAGAMI, HIRONORI; et al. RANKL Impairs the TLR4 Pathway by Increasing TRAF6 and RANK Interaction in Macrophages. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, v. 2022, p. 13-pg., . (16/22009-8, 16/00508-2, 14/11092-6, 16/00651-0, 15/26088-7)