Bolsa 17/23247-2 - Análise de dados, Análise do comportamento - BV FAPESP
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Um passo adiante na pesquisa comportamental utilizando-se todo o potencial do avanço tecnológico

Processo: 17/23247-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 08 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 07 de junho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Julio César de Camargo
Supervisor: Michael Edward Young
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Kansas State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/25392-4 - Investigando o uso sustentável de recursos comuns por meio de um jogo eletrônico, BP.DR
Assunto(s):Análise de dados   Análise do comportamento   Jogos de computador   Ética em pesquisa   Metodologia da pesquisa   Análise experimental do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de Dados | Análise Experimental do Comportamento | ética em pesquisa | Metodologia de Pesquisa | videogames | Análise do Comportamento

Resumo

O avanço tecnológico pode levar ao desenvolvimento de novos instrumentos e procedimentos para a investigação de diversos processos comportamentais e sociais. Pesquisas utilizando videogames como tarefas experimentais podem ser produtivas por aumentar o engajamento e a imersão dos participantes, por evitar vieses advindos do contexto experimental e pela produção de mediadas contínuas das variáveis dependentes. Novos procedimentos utilizando tarefas baseadas em videogames permitem que os pesquisadores realizem coletas de dados remotas e investiguem a interação em tempo real de participantes em ambientes sociais simulados. Todo esse avanço vem com alguns custos que os pesquisadores precisam arcar para produzirem pesquisas confiáveis e de impacto. Esta proposta é baseada na possibilidade de discussão e aumento no conhecimento em relação a quatro tópicos principais: restrições técnicas, controle experimental, implicações éticas e novas técnicas de análise de dados. Os objetivos incluem (1) identificar as possibilidades e limitações do uso de tarefas baseadas em videogames para a coleta de dados remotas e a simulação de ambientes sociais interativos em tempo real e; (2) aumentar o conhecimento pessoal sobre novas técnicas de análise de dados ao ter aulas com o Professor Dr. Michael Young na Kansas State University.

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