Busca avançada
Ano de início
Entree

Obtenção de kit de PSMA-617 para pronta marcação com lutécio-177 e avaliação da sua aplicabilidade no tratamento do Câncer de Próstata

Processo: 18/12965-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Nuclear - Aplicações de Radioisótopos
Pesquisador responsável:Elaine Bortoleti de Araújo
Beneficiário:Cristian Antonio Wieczorek Villas Boas
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/50332-0 - Capacitação científica, tecnológica e em infraestrutura em radiofármacos, radiações e empreendedorismo a serviço da saúde (PDIp), AP.PDIP
Assunto(s):Neoplasias da próstata   Lutécio   Compostos radiofarmacêuticos   Glicoproteínas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Câncer de Próstata | Lutécio-177 | Psma-617 | Radiofármaco | Tratamento | Radiofarmácia

Resumo

O PSMA é um antígeno (glicoproteína tipo 2) de membrana prostática específico, encontrado na membrana ou no citoplasma da célula da célula do Câncer de Próstata e tem sido alvo para tratamento desta neoplasia. É sabido que nos casos de neoplasia maligna não responsiva à castração, tratamento radioterápico e quimioterápico, a sobrevida dos pacientes é reduzida. A descoberta do PSMA permitiu a criação de substâncias (antagonistas do PSMA endógeno) que se ligam especificamente ao antígeno, resultando em novas terapias mais eficientes para os casos não responsivos. Atualmente, existem alguns antagonistas em estudo, sendo que os resultados mais promissores foram obtidos com o PSMA-617. Neste projeto, objetiva-se estudar os parâmetros de marcação do PSMA-617 com lutécio-177, visando obter pureza radioquímica e atividade específica elevadas. Avaliar a estabilidade do radiofármaco, bem como determinar as condições de acondicionamento (em atividade terapêutica) para transporte do mesmo. Serão realizadas marcações com baixa atividade para determinar a melhor faixa de atividade específica (µg/mCi) e a melhor razão molar PSMA-617/lutécio-177, visando à obtenção de um produto estável. Serão testados modelos cromatográficos (camada delgada e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência) para avaliação da pureza radioquímica das marcações. Serão ensaiadas as condições de estabilidade, de modo a determinar o prazo de validade do radiofármaco. Por fim, será conduzido estudo de "scale up" da marcação com atividades compatíveis com a produção do radiofármaco em uma rotina de fabricação. Também é alvo deste trabalho analisar o potencial terapêutico deste radiofármaco com estudos pré-clínicos incluindo ensaios in vitro de ligação à célula tumoral e estudos in vivo em animais sadios e em animais com modelo tumoral para Câncer de Próstata. A influência da atividade específica do radionuclídeo lutécio-177 na eficiência de ligação do radiofármaco aos receptores das células tumorais será avaliada em estudos de ligação in vitro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILLAS BOAS, CRISTIAN ANTONIO WIECZOREK; SILVA, JEFFERSON DE JESUS; PEREIRA DIAS, LUIS ALBERTO; BRANDAO FREIRE, MARIA RENATA; BALIEIRO, LUIZA MASCARENHAS; FERREIRA DOS SANTOS, CAROLINA SILVA; VIVALDINI, BIANCA FRANCHESQUETI; BENEDETTO, RAQUEL; VIEIRA, DANIEL PEREZ; SOUZA PASSOS, PRISCILA DE QUEIROZ; et al. In vitro and in vivo response of PSMA-617 radiolabeled with CA and NCA lutetium-177. Applied Radiation and Isotopes, v. 180, . (18/12965-4)
VILLAS BOAS, CRISTIAN WIECZOREK; MENGATTI, JAIR; PASSOS, PRISCILA; VIEIRA, DANIEL; DE ARAUJO, ELAINE BORTOLETI. In vitro vitro response of Lu-177-PSMA-617 with two different specific activities. JOURNAL OF NUCLEAR MEDICINE, v. 61, p. 1-pg., . (18/12965-4)
VILLAS BOAS, CRISTIAN WIECZOREK; SILVA, JEFFERSON DE JESUS; BENEDETTO, RAQUEL; MENGATTI, JAIR; DE ARAUJO, ELAINE BORTOLETI. Lu-177-PSMA-617: Brazilian Experience. JOURNAL OF NUCLEAR MEDICINE, v. 60, p. 1-pg., . (18/12965-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOAS, Cristian Antonio Wieczorek Villas. Obtenção de kit de PSMA-617 para pronta marcação com lutécio-177 e sua avaliação na aplicabilidade no tratamento do câncer de próstata. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/BT) São Paulo.