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Comparação da percepção às placas de sinalização de velocidade por condutores jovens e idosos com equipamento de rastreio de olhar

Processo: 18/12547-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2019
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:José Ricardo Gabriel Kuniyoshi
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Simulação por computador   Rastreamento   Motoristas   Consciência (percepção)   Instrumentos visuais de sinalização   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Driver simulator | Infrastructure | Road Safety | Road signs | Road user behavior and risk perception | Speed management | Segurança viária

Resumo

Atualmente, os simuladores de direção são utilizados como uma ferramenta bastante útil para o estudo do projeto geométrico, da sinalização vertical de vias e do comportamento de condutores frente a situações de interesse. O simulador de direção tem a vantagem de ser um meio mais barato de reproduzir situações reais e críticas, como ultrapassagens, mudança abrupta de clima, não oferecendo nenhum tipo de risco à vida do condutor. Ademais, permite a recriação de eventos raramente vivenciados na realidade e de difícil reprodução em estudos de campo. O objetivo deste projeto é utilizar um sistema de rastreamento do olhar (SmartEye) para analisar e comparar a atenção e percepção de condutores jovens adultos, adultos e idosos a placas de velocidade. Para isto, será estudado um trecho de 5 km da rodovia Régis Bittencourt, desenvolvido no simulador instalado na Seção Técnica de Informática (STI) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Condutores voluntários de três faixas etárias (18-29 anos, 30-59 anos, e 60 anos) dirigirão por esse percurso, e, por meio dos resultados obtidos com o Sistema de Rastreio do olhar, será possível analisar como diferentes faixas etárias percebem placas de velocidade. Com isso, será possível observar a relação entre a atenção do condutor à sinalização vertical e sua idade.

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