Busca avançada
Ano de início
Entree

Vulnerabilidade de mulheres que fazem sexo com mulheres à Vaginose Bacteriana

Processo: 18/14770-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Marli Teresinha Cassamassimo Duarte
Beneficiário:Mariana Alice de Oliveira Ignacio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de vulnerabilidade   Homossexualidade feminina   Vaginose bacteriana   Botucatu (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise de Vulnerabilidade | Homossessualidade Feminina | Vaginose Bacteiana | Saúde Pública

Resumo

A presente investigação dará continuidade a estudo anterior "Acesso a serviços de saúde e saúde sexual e reprodutiva de mulheres que fazem sexo com mulheres", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP processo número: 2015/04224-6 e terá como objetivo analisar a vulnerabilidade de mulheres que fazem sexo com mulheres (MSM) à Vaginose Bacteriana (VB). Estudo transversal que comporá pesquisa mais ampla que visa analisar a saúde mental e sexual e reprodutiva de MSM e será desenvolvido no município de Botucatu-SP, interior paulista. A população-alvo do estudo será constituída por dois grupos de mulheres: grupo 1 - mulheres que declararem fazer sexo com mulheres e com mulheres e homens (MSM); grupo 2 - mulheres que declararem fazer sexo apenas com homens (MSH). A amostra será intencional, não randomizada e estimada em 100 MSM para o grupo 1 que atenderem ao chamado para participar do estudo e 300 MSH no grupo 2, selecionadas concorrentemente à inclusão do grupo 1. As variáveis estudadas serão classificadas mediante o referencial teórico da vulnerabilidade nas dimensões individual, social e programática. Os dados serão obtidos por meio da aplicação de questionário, Audit, QRS 20 e exame ginecológico. As análises serão realizadas por modelo de regressão logística múltipla para verificação das associações entre as variáveis de vulnerabilidade e VB e Mann-Whitney para comparações da vulnerabilidade entre MSM e MSH. O projeto será encaminhado ao Conselho de Ética em Pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IGNACIO, MARIANA ALICE DE OLIVEIRA; BUESSO, THAYNA SANTOS; MORALES, JULIA ANDRADE PESSOA; SILVA, MARIANA DE CASTRO; DA SILVA, MARCIA GUIMARAES; DUARTE, MARLI TERESINHA CASSAMASSIMO. Factors associated with bacterial vaginosis in women with homosexual, bisexual and heterosexual practices. Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 27, n. 3, p. 6-pg., . (18/14770-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
IGNACIO, Mariana Alice de Oliveira. Vulnerabilidade de mulheres que fazem sexo exclusivamente com mulheres e de mulheres que fazem sexo com mulheres e com homens à vaginose bacteriana.. 2022. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina. Botucatu Botucatu.