Bolsa 18/15163-6 - Engenharia de software, Frameworks - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Um framework de aprendizagem experiencial para o ensino de gerenciamento de projetos de software

Processo: 18/15163-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2019
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Ellen Francine Barbosa
Beneficiário:Maria Lydia Fioravanti
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):22/01793-3 - Avaliação de um framework de design de aprendizagem para ensino de gerenciamento de projetos de software usando engenharia de software empírica, BE.EP.DR
Assunto(s):Engenharia de software   Frameworks   Aprendizagem   Ensino   Administração de projetos   Projeto de software
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem experiencial | Ensino de Gerenciamento de Projetos de Software | Gerenciamento de Projetos de Software | Engenharia de Software

Resumo

De acordo com o corpo de conhecimento de vários programas de graduação em Computação, o Gerenciamento de Projetos de Software (GPS) é uma das unidades da área de Engenharia de Software que deve ser abordada em programas de computação. No entanto, muitas vezes não há curso específico para ensinar GPS, fazendo com que seus conceitos sejam ensinados juntamente com os outros conceitos de Engenharia de Software. Mesmo quando há um curso dedicado ao assunto, em seu formato tradicional, o gerenciamento de projetos é, essencialmente, abordado de forma teórica. Apesar da importância da teoria, os desafios encontrados na prática tornam o gerenciamento de projetos complexo e extremamente relevante nas organizações, requerendo habilidades técnicas e interpessoais nem sempre presentes nos recém-formados. Neste cenário, a aprendizagem experiencial pode ser considerada um método interessante para enfrentar os desafios existentes e, apesar de já ter sido investigada na educação em gerenciamento de projetos, os estudos encontrados na literatura apresentam abordagens específicas para cenários específicos. Portanto, um framework de design de aprendizagem baseada na aprendizagem experiencial pode ajudar os educadores a tomar decisões de design que sejam pedagogicamente eficazes e fazer uso apropriado de tecnologias digitais, adaptando a aprendizagem ao seu contexto. Assim, este projeto de doutorado tem como objetivo propor um framework de design de aprendizagem para o ensino de Gerenciamento de Projetos de Software com base na aprendizagem experiencial. A hipótese é que esse framework guiará os educadores ao projetarem seus cursos para fornecer uma experiência de aprendizado mais próxima da prática de Gerenciamento de Projetos de Software no setor de TI. A ideia principal é fornecer cursos de Gerenciamento de Projetos de Software mais atraentes derivados do framework, além de melhorar as habilidades técnicas e interpessoais importantes para um gerente de projeto. Uma abordagem baseada na aprendizagem experiencial é interessante no sentido de que qualquer instância do framework abrangerá as dimensões estruturais do ensino experiencial, ou seja, os cursos projetados abordarão as práticas da indústria para que os alunos tenham essa experiência em sala de aula. Portanto, este framework é uma contribuição relevante no sentido de abordar tanto as habilidades técnicas e interpessoais que a indústria atualmente procura nos recém-graduados. O framework proposto será avaliado de acordo com estratégias e métodos de pesquisa adequados à pesquisa realizada neste trabalho. Desse modo, estudos experimentais, estudos de caso, avaliação de campo e revisão de especialistas poderão ser adotados como estratégias para avaliar o framework proposto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIORAVANTI, MARIA LYDIA; DE OLIVEIRA SESTITO, CAMILA DIAS; DE DEUS, WILLIAM SIMAO; SCATALON, LILIAN PASSOS; BARBOSA, ELLEN FRANCINE. Role-Playing Games for Fostering Communication and Negotiation Skills. IEEE TRANSACTIONS ON EDUCATION, . (18/26636-2, 18/15163-6)
DE OLIVEIRA, CAMILA DIAS; FIORAVANTI, MARIA LYDIA; DE MATTOS FORTES, RENATA PONTIN; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Mobile learning applications for the elderly: eliciting requirements based on pedagogical and accessibility guidelines. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 6-pg., . (18/15163-6, 18/26636-2)
FIORAVANTI, MARIA LYDIA; SENA, BRUNO; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Assessing the Development of Soft Skills for Project Management using PBL: A Case Study. 2020 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2020), v. N/A, p. 8-pg., . (18/15163-6, 18/26636-2)
FIORAVANTI, MARIA LYDIA; BARBOSA, ELLEN FRANCINE; IEEE. Outlining Software Project Management Education by Surveying Educators. 2019 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2019), v. N/A, p. 8-pg., . (18/15163-6, 18/26636-2)