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Operação ótima de sistemas modernos de distribuição de energia elétrica através da participação ativa de veículos elétricos e baterias estacionárias

Processo: 18/23617-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2019
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Marcos Julio Rider Flores
Beneficiário:Maria Nataly Banol Arias
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/21972-6 - Otimização do planejamento e da operação de sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, AP.TEM
Assunto(s):Modelos matemáticos   Veículos elétricos   Sistemas de distribuição de energia elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dispositivos de armazenamento de energia | Geração de energia renovável intermitente | Modelagem matemática | Otimização dos sistemas de distribuição de energia elétrica | Serviços auxiliares | Veículos Elétricos | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica

Resumo

Uma alta penetração de recursos de energia distribuídos (REDs) é esperada nos modernos sistemas de energia elétrica, o que resultará em novos desafios para o planejamento da expansão e operação dos sistemas de distribuição de energia elétrica (SDEE). Assim, os SDEE devem ser adaptados às novas tendências e aproveitar serviços auxiliares para manter a qualidade do serviço. Esses serviços podem ser potencialmente fornecidos por fontes de armazenamento de energia, incluindo baterias estacionárias (BES) e veículos elétricos (VEs) através do controle tanto da potência ativa como reativa, considerando as novas capacidades dos inversores e aproveitando a existência da tecnologia Vehicle-to-grid (V2G). O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um método de otimização matemática para o problema de planejamento da operação dos sistemas de distribuição trifásicos desequilibrados considerando a integração de VEs e BES.O método deverá considerar o desequilíbrio das redes trifásicas visando representar os SDEE de uma forma mais próxima à realidade. Além disso, serão incorporadas as incertezas associadas às demandas convencionais e dos VEs, às fontes de geração renovável e aos preços da energia. Os mecanismos de controle deveram considerar VEs habilitados com a tecnologia V2G, permitindo maior flexibilidade para fornecer diferentes serviços aos SDEE como, por exemplo, gestão de congestionamentos, controle de tensão, redução de desequilíbrios. Os modelos serão implementados na linguagem de programação matemática AMPL e a operação do sistema será avaliada através do software OpenDSS.

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Publicações científicas (15)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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