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Prevenção do bullying e violência escolar: ensaio controlado randomizado do programa educacional de resistência às drogas e à violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Processo: 19/04022-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2019
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Zila van der Meer Sanchez Dutenhefner
Beneficiário:Valdemir Ferreira Júnior
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Violência   Epidemiologia   Bullying   Escolas   Prevenção   Adolescentes   Intervenção

Resumo

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é hoje o programa de prevenção escolar mais disseminado nas escolas brasileiras, contudo está sendo ofertado sem qualquer avaliação de efetividade da sua nova versão, "Caindo na Real", adaptada em 2014 para o Brasil a partir do programa norteamericano Keepin' it REAL. Como intervenções preventivas desenvolvidas em outras culturas podem vir a apresentar resultados nulos ou negativos no Brasil, propõe-se a realização de dois ensaios controlados randomizados para a avaliação da efetividade dos currículos existentes no PROERD/"Caindo na Real" (um para o 5º ano do Ensino Fundamental I e outro para o 7º ano do Ensino Fundamental II). As coletas de dados serão realizadas por questionários de autopreenchimento em smartphones em dois pontos do tempo (com intervalo de 9 meses) em um mesmo ano letivo. O grupo intervenção receberá o programa PROERD/"Caindo na Real" aplicado pelos policiais militares (instrutores) já treinados no município de São Paulo. Os desfechos primários investigados serão a prática e a vitimização por bullying. A hipótese central é a de que os alunos expostos ao programa apresentarão uma redução no bullying e na violência escolar, e uma progressão mais lenta no consumo de álcool e outras drogas quando comparados aos alunos sem intervenção (grupo controle). Devido à estrutura hierárquica dos dados, análises de multinível serão realizadas para evidenciar diferenças simultâneas de prevalências no tempo e nos grupos, controladas por sexo e idade. Os resultados permitirão amparar decisões sobre a expansão do programa ou modificações do mesmo no caso da identificação de efeitos neutros ou negativos.