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Comportamentos desafiadores de crianças e práticas educativas maternas no contexto do programa ACT: para educar crianças em ambientes seguros

Processo: 19/13434-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2019
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Elisa Leithold
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Comunicação verbal   Relações mãe-filho   Práticas pedagógicas   Análise de conteúdo

Resumo

O Programa ACT - Para Educar Crianças em Ambientes Seguros visa fortalecer práticas educativas parentais positivas, sendo uma estratégia importante para prevenir violência e maus-tratos contra crianças. Parte da aprendizagem desse programa de práticas parentais ocorre por meio das tarefas de casa, em que as mães são incentivadas a lembrar os conteúdos e estratégias ensinadas para colocarem em prática no seu cotidiano. O estudo tem por objetivo analisar os conteúdos verbais maternos nas tarefas de casa sobre suas práticas educativas parentais relacionadas aos comportamentos desafiadores das crianças, no contexto da intervenção do Programa ACT. A amostra será composta por 100 mães de crianças entre dois e sete anos de idade. Na análise dos conteúdos verbais serão utilizadas as tarefas de casa do programa respondidas pelas mães na primeira, terceira e sexta sessão. As respostas serão transcritas e será realizada a análise do conteúdo temático por meio de um sistema de categorias de análise quantitativo-interpretativo. Os dados serão quantificados em termos de frequência e porcentagem ou prevalência. (AU)