Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da amplificação do oncogene KRAS nos tumores de células germinativas do testículo

Processo: 19/14512-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Flavio Mavignier Cárcano
Beneficiário:Marilia Ferreira Pacanhella
Instituição Sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Assunto(s):Urologia   Oncogenes   Neoplasias testiculares   Neoplasias embrionárias de células germinativas   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gene KRAS | prognóstico intermediário ou pobre | Tumores de células germinativas do testículo | Urologia Oncológica

Resumo

O câncer testicular é o tumor sólido mais comum em jovens de 20 a 35 anos e é a segunda causa de óbitos em pacientes oncológicos desta faixa etária. Trata-se de uma neoplasia com alto potencial curativo, entretanto, pacientes com doença extra-testicular e risco intermediário/pobre, podem ter um desfecho desfavorável. Alterações no gene k-RAS tem sido associadas a biologia de maior risco e resistência ao tratamento em diversos tipos de canceres. O papel de alterações moleculares do gene k-RAS no câncer testicular, tem sido pouco explorado. Objetivos: Este estudo pretende avaliar a amplificação do gene KRAS em pacientes com tumor de células germinativas do testículo (TCGT). Materiais e Métodos: O público alvo deste estudo são pacientes diagnosticados com TCGT de risco intermediário/pobre. Será realizado análise de variação no número de cópias do gene k-RAS através de ensaio específico, utilizando-se de reação de PCR duplex, com controles positivos e negativos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)