Busca avançada
Ano de início
Entree

Mudanças na posição do Brasil na saúde global: análise crítica da atuação brasileira nos foros da Organização Mundial da Saúde em 2019

Processo: 19/26002-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2020
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Deisy de Freitas Lima Ventura
Beneficiário:Paulo Roberto Ferreira Trivellato
Instituição Sede: Instituto de Relações Internacionais (IRI). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde global   Sistema Único de Saúde   Política externa do Brasil   Diplomacia   Organização Mundial da Saúde (OMS)   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Oms | Saúde Global | Saúde Global

Resumo

Diante da aparente reorientação da política externa brasileira ocorrida em 2019, pretendemos investigar quais os rumos da diplomacia em saúde, dimensão em que o Brasil tem sido um ator relevante, em especial a partir da implementação do Sistema Único de Saúde na década de 1980, e do engajamento na cooperação técnica Sul-Sul a partir dos anos 2000. Recortamos como objeto de análise a agenda do país em foros da Organização Mundial de Saúde, na qual sua atuação é historicamente reconhecida, a partir da hipótese de que se opera uma fratura na trajetória da diplomacia brasileira em saúde. Tal inflexão seria demonstrada pela inserção do Brasil na coalizão conservadora "aliança pela família", anunciada em 2019 sob liderança estadunidense em diferentes foros internacionais. Por meio de revisão de literatura, de pesquisa documental em atas de reuniões de foros internacionais e outras formas de registro da atuação internacional brasileira no ano de 2019, além de entrevistas com atores, e referenciados pelo marco teórico da circulação de políticas públicas, identificaremos o posicionamento do Brasil e buscaremos mapear as coalizões às quais tem aderido a delegação do país, comparando-os em perspectiva histórica e aos das demais delegações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRIVELLATO, PAULO R. F.; VENTURA, DEISY DE FREITAS L.. The decline of Brazil in the global health field: Rupture, loss, and reversal of leadership in the international health agenda. LATIN AMERICAN POLICY, v. 13, n. 2, p. 14-pg., . (19/26002-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRIVELLATO, Paulo Roberto Ferreira. Tradução dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no campo da Saúde Global: impacto da ascensão da extrema direita e papel da coordenação intersetorial na política externa do Bras. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Relações Internacionais (IRI) São Paulo.