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O jogo como ferramenta no ensino-aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Processo: 20/04379-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Tatiana Miguel Rodrigues
Beneficiário:Daiane Albertini Porto Vieira dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino fundamental   Matemática   Jogos matemáticos   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Ensino-aprendizagem | Jogos | Matemática | Jogos Matemáticos

Resumo

Esta pesquisa pretende estudar o jogo como ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática, visto que o jogo faz parte da vida dos alunos e possui um caráter lúdico, o que o torna capaz de proporcionar um aprendizado mais divertido, permitindo uma transformação nas aulas de matemática, a deixando-a mais dinâmica e motivadora. Propõe-se nesse estudo, analisar o jogo como instrumento metodológico no ensino da matemática, além disso, pretende-se investigar se a aplicação de jogos pode tornar as aulas de matemática mais interessantes e motivadoras, ainda, objetiva-se evidenciar se o uso de jogos pode mudar a maneira como muitos dos educandos veem a matemática, ademais, visa observar se o uso de jogos pode facilitar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Para atingir tais objetivos planeja-se efetuar uma coleta de dados com uma professora do quinto ano do ensino fundamental de uma escola municipal, que aplicará um questionário a seus alunos para que se possa entender a relação e concepções que esses possuem sobre o conteúdo matemático aprendido em sala de aula, sendo em seguida aplicado em várias aulas os jogos matemáticos de tabuleiro chamados Cinco em Linha e Dominó de Frações, ao término será empregado um novo questionário para assim analisar e comparar as respostas antes e depois da utilização do jogo.

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