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Práticas espaciais, representações da cidade, sociabilidade urbana e a lógica fragmentária em Presidente Prudente-SP: a paisagem do caminho para a escola como instrumento de análise e de educação emancipadora

Processo: 21/01290-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Arthur Magon Whitacker
Beneficiário:Danielle Silva Yabuki
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/07701-8 - Fragmentação socioespacial e urbanização brasileira: escalas, vetores, ritmos e formas FragUrb, AP.TEM
Assunto(s):Fragmentação socioespacial   Geografia urbana   Práticas espaciais   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fragmentação socioespacial | Geografia escolar | metodologias de ensino | práticas espaciais | Representações espaciais | sociabilidade urbana | Geografia Urbana

Resumo

Nosso projeto de investigação fundamenta-se na hipótese de que a cidade contemporânea no Brasil vem sendo produzida a partir de uma lógica socioespacial fragmentária. Esta lógica poderia ser apreendida desde as formas urbanas, suas representações e práticas espaciais dos citadinos que podem indicar um dado tipo de sociabilidade urbana a ser dialeticamente cotejada à fragmentação socioespacial. Tal sociabilidade urbana, decorrente das relações entre os sujeitos e dos sujeitos com a Cidade, será apreendida desde jovens em idade escolar. Nossa primeira meta é avaliar se as práticas e representações indicam a ocorrência da fragmentação socioespacial que se expressaria pelo entendimento de que os sujeitos pesquisados têm uma sociabilidade cingida pela sua condição espacial e pelas possibilidades, ou não, de mobilidade e apropriação da Cidade. Nossa segunda meta é que os resultados advindos da primeira possam se constituir num material a ser empregado no ensino de Geografia e na educação, em um sentido lato, como uma prática libertadora. Serão empregadas entrevistas semiestruturadas, mapas mentais, mapas afetivos e análise de percursos dos sujeitos eleitos para a pesquisa. (AU)

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