Bolsa 20/12005-0 - Cardiomiopatias diabéticas, Diabetes mellitus - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Cardioproteção no diabetes mediada pelo treinamento físico aeróbio e associação com o fator de crescimento de fibroblastos 21 (FGF21)

Processo: 20/12005-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Fabiana de Sant'Anna Evangelista
Beneficiário:Bruno Vecchiatto
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cardiomiopatias diabéticas   Diabetes mellitus   Estreptozotocina   Fator 21 de crescimento de fibroblastos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cardiomiopatia diabética | diabetes | estreptozotocina | fator de crescimento de fibroblastos 21 | Fgf-21 | Treinamento físico aeróbico | Educação Física

Resumo

O desenvolvimento da cardiomiopatia diabética é um processo multifatorial que inclui alterações no metabolismo de substratos, aumento do estresse oxidativo, inflamação, fibrose, indução de apoptose e doença microvascular. Devido à crescente prevalência do diabetes na população e os desfechos clínicos negativos para o coração, cada vez mais tem se investido em estudos que visam a descoberta de estratégiascardioprotetoras. Evidências na literatura revelaram que o fator de crescimento de fibroblastos 21 (FGF-21), uma proteína com peso molecular de 23kDa, desempenha papel cardioprotetor e que parte da ação está relacionada com a melhora do metabolismo oxidativo e redução do remodelamento cardíaco. Embora os agentes farmacológicos sejam prioritariamente investigados, cada vez mais se sabe sobre a eficiência do treinamento físico aeróbio (TFA) para a prevenção e o tratamento de doenças cardiometabólicas. Considerando que os prejuízos metabólicos e o remodelamento cardíaco podem progredir para a cardiomiopatia diabética, que o FGF21 está associado com a cardioproteção e, que o TFA induz efeitos benéficos para o coração, o presente projeto tem por objetivo avaliar o efeito do TFA no metabolismo oxidativo e no remodelamento cardíaco em modelo experimental de diabetes e a associação com o FGF21. A hipótese a ser testada é de que o TFA previne os prejuízos no metabolismo oxidativo e na morfologia cardíaca induzidos pelo diabetes e que essa resposta está associada com o aumento na expressão de FGF21 e do receptor FGFR1/ 2-klotho.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EVANGELISTA, FABIANA; VECCHIATTO, BRUNO; CASTRO, THIAGO; MARTUCCI, LUIZ FELIPE; MULLER, CYNTHIA. Effects of physical exercise on glycemic metabolism, aerobic capacity and structure of brown adipose tissue in diabetic animals. PHYSIOLOGY, v. 38, p. 2-pg., . (20/15748-4, 20/12005-0)