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Indícios de desenvolvimento de conhecimentos docentes em licenciandos em Química no Programa Residência Pedagógica utilizando-se do conteúdo Redox

Processo: 22/09243-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Paulo Augusto Carneiro Loureiro
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Assunto(s):Oxirredução   Ensino de química
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conhecimento pedagógico do conteúdo | conhecimentos base de professores de Química | Oxirredução | residência pedagógica | Ensino de Química

Resumo

A pesquisa sobre formação de professores reconhece que existem conhecimentos fundamentais ao exercício da profissão. A base de conhecimentos de um professor pressupõe conhecimentos do conteúdo específico, pedagógico, do currículo, dos estudantes, da avaliação e conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK). Dentre esses conhecimentos, destaca-se o PCK como o conhecimento central de um professor. Neste projeto pretende-se documentar e analisar o desenvolvimento dos conhecimentos docentes de licenciandos em química inseridos no programa Residência Pedagógica (RP), de maneira que possa ser investigada a contribuição que o RP exerce no desenvolvimento desses conhecimentos ainda na formação inicial de professores de química. Como parte do projeto RP, os licenciandos planejam e discutem atividades de intervenção referentes a diferentes conteúdos de Química para os estudantes da escola-campo em que eles estão inseridos. Essas atividades são aplicadas e todo o processo de planejamento, intervenção e reflexão sobre a prática é registrado em áudio, vídeo e texto, compondo os dados da pesquisa. A análise está baseada na documentação do desenvolvimento dos conhecimentos docentes desses licenciandos utilizando a análise de conteúdo, partindo das categorias dos conhecimentos e dos domínios do PCK estabelecidas no Modelo Consensual e Modelo Consensual Refinado. Por meio da reflexão crítica sobre as atividades realizadas, os sujeitos analisados serão incentivados a indicar possíveis melhorias para o programa que o façam contribuir ainda mais para a formação inicial docente. A partir disso, será planejada uma atividade para o desenvolvimento de conhecimentos docentes na temática de oxirredução, considerando as ponderações levantadas pelos residentes sobre o programa.

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