A autoridade como possibilidade de enlaçamento entre a fundação e a transmissão
Fascínio e desconcerto: Hannah Arendt e o exame do espírito para uma nova filosofi...
A formulação das definições de pensamento, vontade e juízo na obra de Hannah Arendt
Processo: | 21/00446-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2022 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2023 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - Ética |
Pesquisador responsável: | Silvana de Souza Ramos |
Beneficiário: | Victor Frohlich Cortez |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 18/19880-4 - Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da Filosofia Política Moderna e Contemporânea acerca da democracia, AP.TEM |
Assunto(s): | Fabricação Hannah Arendt Pluralidade Tradição Filosofia política |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | fabricação | Hannah Arendt | Passado | pluralidade | Tradição | Filosofia política |
Resumo Nossa intenção neste projeto é analisar a crítica à tradição filosófico-política ocidental realizada por Hannah Arendt em seus escritos. Tal crítica toma forma, sobretudo, no decorrer dos anos de 1950 e pode ser encontrada tanto nos diversos estudos, palestras e ensaios escritos pela autora já no início desta década quanto nas obras que caracterizam seu pensamento político maduro, como A condição humana (1958), Entre o passado e o futuro (1961) e Sobre a revolução (1963). Rearticulando e diferenciando as noções de "passado" e "tradição", esta crítica à tradição tem como objetivo central o desvelamento do sentido original da bios politikos e de seus principais aspectos, como a ação e a liberdade, promovendo, neste esforço, uma inovadora releitura da tradição a partir de seus dois marcos centrais - seu nascimento, na fuga da bios politikos por Platão, e seu término, no élan anti contemplativo do pensamento de Karl Marx. Dentre os vários aspectos relevantes da crítica de Arendt, destaca-se o problema da substituição da ação, atividade especificamente política e possível apenas devido a condição humana da pluralidade, pela fabricação, atividade processual orientada por meios e fins e caracterizada, sobretudo, por sua individualidade e fixidez - sendo tal substituição, desta forma, um signo da recusa da bios politikos que atravessaria a tradição em questão. Pretende-se, por fim, delinear que a releitura da tradição filosófico-política ocidental e o resgate de experiências legitimamente políticas do passado - baseada em uma metodologia de raízes fenomenológicas, marcada pela constante análise etimológica e genealógica dos conceitos políticos - estabelece as bases do pensamento político arendtiano e de sua tentativa de estabelecer uma nova forma de teoria política. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |