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A tradição filosófico-política no pensamento de Hannah Arendt

Processo: 21/00446-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Ética
Pesquisador responsável:Silvana de Souza Ramos
Beneficiário:Victor Frohlich Cortez
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/19880-4 - Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da Filosofia Política Moderna e Contemporânea acerca da democracia, AP.TEM
Assunto(s):Fabricação   Hannah Arendt   Pluralidade   Tradição   Filosofia política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fabricação | Hannah Arendt | Passado | pluralidade | Tradição | Filosofia política

Resumo

Nossa intenção neste projeto é analisar a crítica à tradição filosófico-política ocidental realizada por Hannah Arendt em seus escritos. Tal crítica toma forma, sobretudo, no decorrer dos anos de 1950 e pode ser encontrada tanto nos diversos estudos, palestras e ensaios escritos pela autora já no início desta década quanto nas obras que caracterizam seu pensamento político maduro, como A condição humana (1958), Entre o passado e o futuro (1961) e Sobre a revolução (1963). Rearticulando e diferenciando as noções de "passado" e "tradição", esta crítica à tradição tem como objetivo central o desvelamento do sentido original da bios politikos e de seus principais aspectos, como a ação e a liberdade, promovendo, neste esforço, uma inovadora releitura da tradição a partir de seus dois marcos centrais - seu nascimento, na fuga da bios politikos por Platão, e seu término, no élan anti contemplativo do pensamento de Karl Marx. Dentre os vários aspectos relevantes da crítica de Arendt, destaca-se o problema da substituição da ação, atividade especificamente política e possível apenas devido a condição humana da pluralidade, pela fabricação, atividade processual orientada por meios e fins e caracterizada, sobretudo, por sua individualidade e fixidez - sendo tal substituição, desta forma, um signo da recusa da bios politikos que atravessaria a tradição em questão. Pretende-se, por fim, delinear que a releitura da tradição filosófico-política ocidental e o resgate de experiências legitimamente políticas do passado - baseada em uma metodologia de raízes fenomenológicas, marcada pela constante análise etimológica e genealógica dos conceitos políticos - estabelece as bases do pensamento político arendtiano e de sua tentativa de estabelecer uma nova forma de teoria política.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORTEZ, Victor Frohlich. Heranças e seus perigos: a ruptura da tradição no pensamento de Hannah Arendt. 2024. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.