Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando o conceito de preocupação com a privacidade de dados por meio do paradigma de equivalência de estímulos

Processo: 23/08444-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Acordo de Cooperação: CNPq - INCTs
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Vanessa Ayres Pereira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Análise experimental do comportamento   Equivalência de estímulos   Privacidade de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:equivalência de estímulos | formação de conceitos | Instrução baseada em equivalência | Privacidade De Dados | Análise experimental do comportamento

Resumo

Questões relacionadas à privacidade de dados ganharam relevância com a digitalização da vida cotidiana. Essas questões dizem respeito a como as pessoas tratam seus dados e o que pensam sobre como seus dados são utilizados por instituições, empresas e a comunidade. O presente projeto irá explorar se o paradigma de equivalência de estímulos é uma estratégia experimental viável para interpretar e prever a correlação entre comportamentos de escolha e linguísticos relacionados à privacidade eletrônica. O objetivo primário do estudo é avaliar se há regularidades entre a presença de classes de equivalência, isto é, conceitos, pré-estabelecidos experimentalmente e compostos por descrições de contingências e medidas de preferência e autorrelato. Os participantes serão ao menos 14 adultos em desenvolvimento típico. Primeiro, os participantes farão uma tarefa extensiva de pareamento com o modelo para avaliar se eles tendem a tratar as expressões que descrevem as ações de compartilhamento de dados (B), os benefícios (C) e os riscos (D, E, F) potenciais que seguem escolhas de compartilhamento de dados e a expressão de preocupação com a privacidade (G) como uma classes de equivalência integrada, isto é, com todos os elementos igualmente inter-relacionados entre si. Em seguida, uma tarefa de pareamento com o modelo que simula uma situação de escolha e um questionário avaliarão preferências por compartilhar ou não informações. Análises descritivas avaliarão se certos padrões de relacionamento de estímulos se correlacionam com medidas de preferência por compartilhamento de dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AYRES-PEREIRA, VANESSA; DE SOUZA, DEISY; ARNTZEN, ERIK. Discrimination of highly similar stimuli as members of different equivalence classes. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. N/A, p. 19-pg., . (14/50909-8, 23/08444-7)