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A preservação do patrimônio ferroviário em cidades de pequeno porte: uma análise acerca da Linha do Rio Grande Companhia Mogiana de Estradas de Ferro

Processo: 22/08609-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 15 de julho de 2026
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Beatriz Mugayar Kühl
Beneficiário:Beatriz Alves Goulart Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/16087-2 - Preservação do patrimônio ferroviário em cidades de pequeno porte: uma análise acerca da Linha do Rio Grande - Companhia Mogiana de Estradas de Ferro., BE.EP.DR
Assunto(s):História da arquitetura   História do urbanismo   Ferrovias   Patrimônio ferroviário   Cidades pequenas   Preservação   Rio Grande
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidade de pequeno porte | ferrovia | Patrimônio Ferroviário | Preservação Do Patrimonio | História da Arquitetura e Urbanismo

Resumo

Neste projeto de pesquisa pretende-se dar continuidade às investigações da autora acerca do agravamento das dificuldades de preservação do patrimônio em cidades de pequeno porte, analisando, então, o patrimônio ferroviário e suas especificidades através da Linha do Rio Grande - Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Cabe destacar que no país, o funcionamento das ferrovias foi marcado por crises, que somadas ao desgaste natural dos edifícios (KÜHL, 2018, p. 187), fez com que muitos de seus testemunhos materiais se tornassem resquícios de um período de relevantes transformações urbanas. Além disso, frequentemente, o tratamento desses bens se limita aos edifícios isolados, pouco considerando sua implantação e a escala territorial, algo que já vem sendo debatido por pesquisadores. Entretanto, percebe-se que os patrimônios de cidades de pequeno porte são ainda pouco analisados e, a partir de um levantamento preliminar, constatou-se a insuficiência de discussões acerca do recorte de estudo, visto ser o primeiro caminho a transpor o Rio Grande por meio de trilhos na região. Apesar de sua importância, percebe-se que a memória desta linha, que passa em grande parte por cidades de pequeno porte, encontra-se fragmentada e, desta maneira, espera-se compreender os principais fatores que impedem a leitura do conjunto, se há presença de ações de salvaguarda efetivas e onde elas se concentram. Desta forma, através de uma abordagem analítico-qualitativa, será realizada pesquisa bibliográfica, documental, além de registros em trabalho de campo, referentes a esta ferrovia. Assim, por meio de síntese embasada em referências teórico-práticas que considerem o patrimônio ferroviário em sua complexidade, espera-se propor diretrizes para a preservação do patrimônio na região de estudo, especialmente se tratando de cidades de pequeno porte, e contribuir com as discussões na área. (AU)

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