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Avaliação de aprendizagem e de recombinação de leitura por meio de um procedimento de pareamento entre estímulos

Processo: 24/00497-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2024
Data de Término da vigência: 31 de março de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Giulia Mengatto
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Escrita   Leitura   Comportamento simbólico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita | generalização recombinativa | Leitura | pareamento de estímulos | Comportamento Simbólico

Resumo

O objetivo do presente estudo será avaliar o efeito de um procedimento de pareamento entre estímulos (S-S: palavras escritas e figuras) sobre: (a) a emergência de leitura (comportamento textual) das palavras apresentadas no pareamento e (b) a emergência de leitura de palavras novas, formadas por sílabas recombinadas das palavras pareadas (para medida de generalização por recombinação de unidades). Os participantes serão cinco crianças com desenvolvimento típico, com idades entre 6 e 8 anos, que apresentem repertório de nomeação de figuras, mas não leiam palavras escritas. Os estímulos serão 21 palavras dissílabas escritas (estímulos A), nove das quais serão pareadas às figuras correspondentes (estímulos B: por exemplo a palavra escrita SAPO e uma figura de sapo); as outras 12 palavras, não pareadas com figuras, serão usadas em testes de generalização: seis palavras recombinadas e seis palavras-controle. A principal tarefa experimental, realizada em computador, será o pareamento S-S, que visa estabelecer relações entre palavras escritas e figuras. Cada tentativa será iniciada pela apresentação de uma cruz de orientação, apresentada em um dos quatro cantos da tela; clicar sobre a cruz dará início à apresentação de uma palavra escrita, seguida pela apresentação da figura, respeitados os intervalos temporais entre os estímulos e entre tentativas. Cada pareamento será tratado como uma tentativa e as tentativas serão organizadas em blocos de 36 tentativas. O procedimento de ensino será conduzido em três etapas, com três pares palavra escrita-figura por etapa (Subconjuntos 1, 2 e 3). As etapas alternarão sessões de ensino e sessões de sondas de leitura, de acordo com um delineamento de sondas múltiplas. Para cada subconjunto serão conduzidos pré- e pós-testes de leitura das palavras do subconjunto em, no mínimo, quatro blocos de pareamento, ou em blocos adicionais, até critério de 100% de leitura em dois pós-testes consecutivos. Para avaliar se e quando os participantes demonstram emergência de leitura (não diretamente ensinada), de acordo com o delineamento de múltiplas sondas, serão conduzidas, ainda, cinco sondas de leitura incluindo todas as 21 palavras (9 de ensino, 6 recombinadas e 6 controles), uma antes e uma depois de cada etapa de ensino. O procedimento requer baixo custo de respostas do aluno e, a depender dos resultados, poderá ser incorporado em programas de ensino de leitura.

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