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Realismo físico e sublime: natureza e esforço no cinema

Processo: 23/16359-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2024
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Leandro Rocha Saraiva
Beneficiário:Samuel Malaquias Carvalho
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Poética   Realismo   Sublime   Crítica cinematográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Poética | realismo | Realismo Físico no cinema | Realismo no cinema | Sublime | Crítica Cinematográfica

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende investigar as relações entre Realismo Físico e Sublime, em um conjunto de filmes que dramatizam plasticamente a tensão entre os personagens e ambientes naturais. Como, nos filmes em questão, os modos de preparação da encenação cinematográfica (o pró-fílmico), de situações de enfrentamento físico com o ambiente, em conjunto com as decisões de filmagem que compõem a mise-en-scène, constroem formas diversas de Sublime? As obras principais a serem analisadas são A Carta que Não se Enviou (Mikhail Kalatozov, 1960) e Stalker (Andrei Tarkovski, 1979). Em síntese, no filme de Kalatozov o sublime ocorre apoiado na presença imediatamente física da grandiosidade brutal da paisagem siberiana, enquanto que no filme de Tarkovski, há um sublime do incognoscível, materializado espacialmente no ambiente misterioso da Zona. Completando o quadro, dois filmes de Werner Herzog, Aguirre - A Cólera dos Deuses (1972) e Fitzcarraldo (1982). Nas duas sagas coloniais amazônicas, o embate físico com o meio se confunde com os abismos existenciais dos personagens.

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