Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensinando Discriminações Condicionais em Estímulos Musicais em Duas Claves usando Instrução Baseada em Equivalência

Processo: 24/05842-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 04 de novembro de 2024
Data de Término da vigência: 03 de maio de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Nassim Chamel Elias
Beneficiário:André Alves Santiago
Supervisor: Erik Arntzen
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Oslo Metropolitan University (OSLOMET), Noruega  
Vinculado à bolsa:23/04670-2 - Ensino de notas musicais com matching-to-sample informatizado para crianças típicas e atípicas, BP.MS
Assunto(s):Piano   Análise do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:behavior analysis | Music reading | piano | stimulus equivalence | Análise do Comportamento

Resumo

Instrução Baseada em Equivalência (EBI, Equivalence-Based Instruction em inglês) tem sido usada para ensinar diversas relações entre estímulos, mostrando eficiência. O objetivo deste estudo é verificar a eficiência do EBI para ensinar relações musicais entre estímulos para adultos. As notas ensinadas serão seis das notas da escala de dó maior: C, D, E, F, G e A. As notas serão ensinadas em duas claves, G e F, e os participantes serão ensinados a tocar as notas em um teclado musical. O proedimento usará cores específicas para cada nota, queu serão usadas como dias e irão diminuir gradualmente em quatro estágios. Espera-se que os participantes discriminem estimulos musicais sob controle da nota na partitura e no teclado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)